Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEYSON SOUZA DOS SANTOS
11/09/2017 17:11
Nesta pesquisa buscamos verificar como as questões sociocientificas (QSC) são abordadas através dos livros didáticos (LD) de Ciências aprovados no Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2017 para o Ensino Fundamental II. O estudo foi realizado a partir das técnicas de análise de conteúdo, para o qual foram construídas 02 categorias de análise: categoria analítica para identificação das controvérsias, CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e QSC e escala semântica de complexidade para a classificação das QSC. Os resultados preliminares indicam que a coleção Ciências apresenta 43 questões controvérsas, dentre as quais, 33 com enfoque CTS e 25 com enfoque CTS-QSC. Dentre os volumes dessa coleção, verificamos que o volume IV, correspondente ao nono ano, apresenta maior quantidade de QSC e com um grau de complexidade superior e o volume I, correspondente ao sexto ano, apresentou um número muito reduzido de controvérsias sociocientíficas.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10