Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ DE RESENDE
11/09/2017 08:14
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar quais e como eram prescritos os saberes geométricos para a formação de professores primários na Escola Normal em Sergipe (Instituto de Educação Rui Barbosa – IERB) no período de 1930 a 1970. Para isso, as fontes utilizadas foram documentos legais como Decretos, Leis, Regulamentos e Programas de Ensino. Foram consultados como referência: Valente (2013); Leme da Silva (2015) acerca do entendimento de saberes geométricos; Chervel (1990) sobre as constituintes e finalidades de uma disciplina. A pesquisa encontra-se em andamento, sendo inicialmente, examinadas fontes do período anterior ao da pesquisa, com o intuito de perceber e identificar quais e como se apresentavam os saberes geométricos na formação de normalistas no período anterior à década 1930. Em sequência, buscou-se apresentar as possíveis mudanças e continuidades no período de 1930 a 1970 acerca do ensino dos saberes geométricos na Escola Normal. Neste contexto, apresenta-se também um esboço histórico sobre o IERB e seu currículo no período em estudo. Esse primeiro exame, apresenta uma constatação de que os saberes geométricos já eram prescritos anteriormente nas matérias/disciplinas Desenho e Geometria, havendo conceitos similares aos prescritos no Curso Primário, mas também, outros com nível de aprofundamento, assemelhando-se aos saberes geométricos prescritos em nível propedêutico.
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