UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA ADELINA SANTOS CERQUEIRA
11/09/2017 08:46

DISCENTE: ALESSANDRA ADELINA SANTOS CERQUEIRA
DATA: 18/09/2017
LOCAL: A definir
TÍTULO: O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: impactos na Rede Estadual de Educação da Bahia
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas para o Ensino Médio. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Ensino Médio no Estado da Bahia. Formação de Professores. Formação Humana Integral.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é um programa de políticas públicas do governo federal com o intuito de promover melhorias na educação brasileira, voltado para uma formação continuada de professores alicerçada no desenvolvimento de práticas pedagógicas consonantes com a formação humana integral dos alunos, perspectiva esta apontada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Destaca-se que o Pacto corresponde a uma política pública voltada para a formação de professores do ensino médio que envolve as universidades brasileiras e a estrutura pedagógica e administrativa das redes estaduais públicas da educação básica, visando trazer repercussões significativas para a prática docente. A presente pesquisa investiga o resultado no Estado da Bahia das ações promovidas pelo Pacto, com foco no curso de formação de professores realizado no período de março a dezembro de 2014 no Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, situado na capital de Salvador. O objetivo da investigação é analisar as mudanças identificadas na prática docente a partir do curso de formação, valendo-se da seguinte questão norteadora: em que sentido a formação apresentada pelo Pacto conduziu à ressignificação das práticas pedagógicas e à melhoria do desenvolvimento dos alunos do ensino médio naquela escola? O estudo é realizado em um horizonte analítico que leva em consideração os componentes históricos das políticas públicas voltadas para o ensino médio no Brasil, mostrando como a LDB 9394/1996 dá origem aos pressupostos que levaram em 2013 à proposta do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A base metodológica adotada é a da pesquisa qualitativa, valendo-se do aporte bibliográfico e documental, bem como da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos sujeitos que integram a estrutura do Pacto: supervisor da Universidade, supervisor da Secretaria Estadual de Educação, formador da Universidade, formador de orientadores, orientadores da unidade escolar e professores. A interpretação dos discursos diversificados recolhidos com as entrevistas é realizada por meio do conjunto de instrumentos metodológicos que compõem a Análise de Conteúdo conforme proposta por Bardin (2004). Os resultados aqui apresentados são parciais e mostram que o Pacto teve ampla adesão em termos da participação dos sujeitos envolvidos, mas sua repercussão na transformação concreta das práticas pedagógicas não atingiu de forma satisfatória os objetivos propostos, o que torna necessário que sejam adotadas no futuro novas políticas que levem em consideração a experiência adquirida.

Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Interno - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf