Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA ROBERTA SILVA TELES COSTA
11/09/2017 06:47
O presente estudo tem como objetivo analisar a dimensão investigativa durante a formação profissional, a partir dos projetos político-pedagógicos dos cursos presenciais públicos de Serviço Social. A dimensão investigativa é entendida como princípio constitutivo que deve perpassar a formação profissional em sua transversalidade, ao passo em que, afirma-se que desvelar a realidade é crucial para uma intervenção de qualidade. Essa concepção visa superar a falsa dicotomia entre teoria e prática, além de tornar-se um instrumento de defesa e consolidação do projeto ético-político da profissão. A pesquisa orienta-se pela perspectiva critico-dialética, ao compreender o movimento de aproximações sucessivas entre o sujeito e o objeto de estudo enquanto uma totalidade composta por um sistema de mediações. No que tange ao recurso metodológico caracteriza-se como uma pesquisa documental de cunho exploratório, fazendo análise de conteúdo dos projetos pedagógicos que irão constituir a amostra. Já foi identificado um total de 65 cursos presencias públicos de Serviço Social distribuídos em todas as regiões do Brasil. Um dos critérios para compor a amostra é localizar o projeto pedagógico na página do curso, até o momento já foram encontrados 32. Associado a esse critério há o da região.
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