Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA CÂMARA SANTOS
06/09/2017 19:00
A ideia central deste artigo é o de analisar os determinantes dos rendimentos no setor de serviços e o retorno ao ensino superior no Brasil, dos anos de 2000 a 2014. A Teoria do Capital Humano considera a escolaridade e a experiência como variáveis relevantes na explicação dos rendimentos. Por esta ótica, a análise da oferta e da demanda, permite identificar a importância da qualificação profissional do indivíduo para a elevação dos salários. Nesse sentido, para relacionar o objetivo central, deve-se elencar os rendimentos que são gerados nesse setor via demanda de mão de obra qualificada, pelos principais profissionais formados no ensino superior do Brasil. Que por sua vez, no ano de 2015, os principais cursos que formaram profissionais no país foram direcionados ao setor de serviços (INEP, 2015). Enquanto que, o setor de serviços foi responsável por 43,6% do emprego formal das carteiras assinadas no país, no ano de 2015 (CAGED/MTB). Com base nisso, a verificação empírica será estimada a partir de um modelo econométrico baseado na função estatística dos salários desenvolvida por Jacob Mincer.
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