UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA CANUTO SILVA
06/09/2017 09:12

DISCENTE: TATIANA CANUTO SILVA
DATA: 02/10/2017
LOCAL: Sala de Reuniões do DNUT/UFS
TÍTULO: PERCEPÇÃO DE FAMÍLIAS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO SOBRE OS EFEITOS DE EQUIPAMENTOS HÍDRICOS EM SUAS VIDAS
PALAVRAS-CHAVES: Segurança Alimentar e Nutricional; cisternas; percepção; grupo focal; política pública.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

As condições de Segurança Alimentar e Nutricional de uma população estão intimamente relacionadas com o acesso à água. O semiárido nordestino é uma das regiões que mais sofre por essa falta de acesso e disponibilidade, interferindo diretamente na produção de alimentos. Pesquisas têm mostrado que políticas promotoras de acessibilidade a esse bem influenciam positivamente as condições de vida das famílias beneficiárias, e que a Insegurança Alimentar e Nutricional é mais presente no meio rural quando comparado ao meio urbano, sendo necessário o uso de diferentes métodos de investigação para uma completa avaliação. Não existem, no entanto, pesquisas sobre a percepção dos beneficiários dos programas sociais. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos agricultores beneficiários das Cisternas Calçadão sobre o impacto desses equipamentos hídricos em suas vidas, com enfoque na situação de Segurança Alimentar e Nutricional do domicílio. Foi realizado um estudo transversal descritivo, de caráter qualiquantitativo, com famílias de dois municípios do semiárido alagoano: Igaci-AL e Craíbas-AL. A amostra dos domicílios foi realizada por conveniência, considerando parâmetros recomendados pela Embrapa, sendo critério de inclusão ser beneficiário da Cisterna Calçadão. Foi critério de exclusão não assinar o termo de consentimento e/ou não ter interesse em participar das duas fases da pesquisa. Na primeira fase foi aplicado um questionário socioeconômico, além de coleta de informações sobre o plantio, o uso das cisternas e avaliação de saúde. O estado nutricional foi avaliado por meio da coleta do peso e da estatura e circunferência da cintura. O diagnóstico foi realizado utilizando os pontos de corte preconizados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde. Foram utilizados os formulários de marcadores de consumo alimentar, também parte do protocolo do Sisvan. Na segunda fase, de caráter qualitativo, foram realizados três grupos focais objetivando conhecer a percepção dos chefes de família (informações em análise). Este estudo compõe um estudo mais amplo conduzido pela Embrapa, e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe. Foram avaliadas 64 pessoas de 29 famílias. O estudo mostrou uma elevada prevalência de sobrepeso e risco elevado para doenças cardiovasculares, além da reduzida ingestão de frutas. Os resultados analisados até o momento revelaram baixa renda das famílias, além de baixa escolaridade dos seus chefes. As cisternas caracterizaram-se como principal fonte de abastecimento de água, com deficiente tratamento e a plantação na roça como principal atividade exercida. Diante da análise das informações foi observado que a Insegurança Alimentar e Nutricional é problema presente nessas famílias. Mesmo diante desse quadro pode-se destacar percepção positiva por parte das famílias sobre aspectos produtivos após a implantação das cisternas que contribuem para a SAN, tal como a diversificação alimentar e a melhoria da alimentação.

Presidente - 1632071 - DANIELLE GOES DA SILVA
Interno - 1331234 - RENATA LOPES DE SIQUEIRA
Externo à Instituição - EDSON DIOGO TAVARES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10