UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDEL MOTA DOS REIS
05/09/2017 14:38

DISCENTE: WENDEL MOTA DOS REIS
DATA: 22/09/2017
LOCAL: Laboratório do PROHIS
TÍTULO: O USO DA HISTÓRIA DO LUGAR COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de história, professor-pesquisador, Prática de Ensino, história do lugar, Educação Patrimonial.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

A pesquisa será desenvolvida numa perspectiva qualitativa, tendo como objetivo: mostrar a importância do uso da história do lugar como ferramenta no Ensino de História através da forma como o professor concebe, pesquisa, elabora, insere e desenvolve tal tema do currículo escolar em sua pratica de ensino. Partiremos da dificuldade de inserção da história do lugar no currículo escolar em função da grande quantidade de conteúdos de História Geral e História do Brasil já existentes e da quase inexistência de materiais didáticos e de apoio referentes a história do lugar no município de Neópolis, realidade essa que acreditamos que ocorra na maioria dos pequenos municípios brasileiros. Embasados em nossa experiencia e prática em sala de aula, na pesquisa bibliográfica e na entrevista com outros profissionais da área, esperamos que a dinâmica de trabalho proposta, resulte na proposição de uma prática que promova o resgate de vários elementos da história do lugar e em uma melhoria no processo de construção, preservação, compreensão, significação e aprendizagem dos conteúdos trabalhados pelo professor por parte do aluno do Ensino Médio.

Presidente - 1543483 - MARCOS SILVA
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e