UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO SANTOS
05/09/2017 14:37

DISCENTE: MARCELO SANTOS
DATA: 29/09/2017
LOCAL: Sala de aula ProfHistória
TÍTULO: Ensino de História e Internet: uma experiência com o caso da Segunda Guerra Mundial em Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Segunda Guerra, Internet, Ensino
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea

Como reestruturar um site que permita a disponibilidade de estratégias de ensino e de pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial em Sergipe de forma interativa e que auxilie os educandos a desenvolverem competências para formar sua consciência histórica? O projeto em tela tem o objetivo geral de aprimorar o site “www.memorialsegundaguerramundial.org” transformando-o numa ferramenta interativa de ensino e pesquisa para professores de história e seus alunos sobre a Segunda Guerra Mundial. Nesta direção, encontra-se a necessidade de analisarmos a identidade visual do site; identificar, selecionar e tratar documentos e históricos possíveis de serem inseridos no ambiente; identificar e aplicar ferramentas computacionais que possibilitem aos alunos alcançarem as competências educacionais que o ensino da Segunda Guerra, no Ensino Fundamental, pode desenvolver. As pesquisas existentes no campo do Ensino de História que estabeleçam uma relação com as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCI) ainda são incipientes. O site www.memorialsegundaguerramundial.org reúne documentos, textos, áudios e planos de aula sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Trata-se de uma iniciativa, não usual, nos cursos de licenciatura, de integrar o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCI) ao ensino de História, no que diz respeito, principalmente, à preservação da memória e utilização das fontes históricas. Entretanto, por alguns motivos técnicos, o site não se encontra acessível ao público. Nossa proposta é, partindo de pesquisa específica sobre a temática, aprimorar o ambiente, tornando-o mais interativo e composto de ferramentas e estratégias digitais de ensino de história da Segunda Guerra Mundial em Sergipe.

Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 1543483 - MARCOS SILVA
Interno - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Externo à Instituição - ESTER FRAGA VILAS BOAS CARVALHO DO NASCIMENTO