UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LIGIA RODRIGUES DE FARIAS
05/09/2017 14:37


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LIGIA RODRIGUES DE FARIAS
DATA: 22/09/2017
HORA: 10:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: ROMPENDO O SILÊNCIO: HISTÓRIA ORAL NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de história. Educação de Jovens e Adultos. Educação Histórica. Histórias de vidas. Memória
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

A presente pesquisa surgiu de questionamentos a respeito da prática docente do professor de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA): O que ensinar aos alunos da EJA? Que metodologias utilizar nesse ensino? Quais os significados para os alunos de conteúdos ensinados? Assim, o objetivo desse trabalho é problematizar e desenvolver um projeto pedagógico para o ensino de história na Educação de Jovens e Adultos, baseado na coleta de histórias de vidas dos alunos, tratadas a luz da metodologia da história oral, para utilização como material didático nas aulas de História. A ideia norteadora é a de tentar aproximar o conhecimento histórico da realidade dos alunos e fazê-los se reconhecerem como sujeitos da História. Esta pesquisa ampara-se nas concepções historiográficas do ensino de história, das relações entre História e memória e na concepção de educação histórica de Jorn Rusen, o qual afirma que todas as pessoas podem aprender história, pois no dia a dia elas já pensam historicamente quando fazem a relação entre os tempos passado, presente e futuro. O trabalho do professor de História com os alunos da EJA é utilizar a vida presente do aluno para construir uma narrativa histórica que faça sentido para eles.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1543483 - MARCOS SILVA
Interno - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Externo à Instituição - CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e