Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LIGIA RODRIGUES DE FARIAS
05/09/2017 14:37
A presente pesquisa surgiu de questionamentos a respeito da prática docente do professor de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA): O que ensinar aos alunos da EJA? Que metodologias utilizar nesse ensino? Quais os significados para os alunos de conteúdos ensinados? Assim, o objetivo desse trabalho é problematizar e desenvolver um projeto pedagógico para o ensino de história na Educação de Jovens e Adultos, baseado na coleta de histórias de vidas dos alunos, tratadas a luz da metodologia da história oral, para utilização como material didático nas aulas de História. A ideia norteadora é a de tentar aproximar o conhecimento histórico da realidade dos alunos e fazê-los se reconhecerem como sujeitos da História. Esta pesquisa ampara-se nas concepções historiográficas do ensino de história, das relações entre História e memória e na concepção de educação histórica de Jorn Rusen, o qual afirma que todas as pessoas podem aprender história, pois no dia a dia elas já pensam historicamente quando fazem a relação entre os tempos passado, presente e futuro. O trabalho do professor de História com os alunos da EJA é utilizar a vida presente do aluno para construir uma narrativa histórica que faça sentido para eles.
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