UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA JÚLIA COSTA CHAVES SILVA
04/09/2017 09:16

DISCENTE: ANA JÚLIA COSTA CHAVES SILVA
DATA: 13/09/2017
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão (em frente ao Banco do Brasil)
TÍTULO: Letramento literário no atendimento educacional especializado: desafios e perspectivas para o leitor surdo.
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Surdos. Letramento literário. Literatura.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

Esta pesquisa objetivou investigar as contribuições do uso da literatura na Sala de Atendimento Educacional Especializado, verificando como os alunos surdos se relacionam com as histórias narradas seja na cultura ouvinte ou surda. Valendo-se da apresentação de três narrativas em formato impresso que foram trabalhadas através de oficinas literárias. O trabalho propõe-se motivar o ato da leitura que, a fim de corroborar com a aprendizagem do sujeito surdo no que se refer à sua formação linguística e sociocultural através do processo de letramento em Língua Portuguesa. Delimitou-se como público-alvo 4 (quatro) estudantes surdos, matriculados em uma escola pública da rede estadual do estado de Sergipe. A metodologia foi construída com uma pesquisa quanti-qualitativa, através da pesquisa-ação, aplicando-se a entrevista semiestruturada, direcionada à docente da sala e os respectivos estudantes sobre questões pertinentes à circulação da literatura no ambiente da sala de aula, apontando-se os limites e alcances dos estudantes como leitores, detectando suas potencialidades, que foram trabalhados no desenvolvimento das oficinas.

Presidente - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA