Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS BATINGA FERRO
28/08/2017 09:20
Esta pesquisa buscou analisar o processo de formação inicial para o exercício da docência na perspectiva da Educação Inclusiva, em escola de ensino público situada no município de São Cristovão/SE. O percurso metodológico escolhido pautou-se na abordagem de ordem qualitativa, através do estudo de caso. Para a coleta de dados utilizamos o questionário e a entrevista semi-estruturada. Esses instrumentos foram aplicados a oito docentes, diretora e coordenadores pedagógicos da instituição escolar, envolvendo categorias que versaram a respeito das representações sobre a Educação Inclusiva e da aquisição de competências para atuar junto ao aluno com deficiência em sala de ensino regular. Adotou-se, como recurso complementar, a análise documental com o intuito de aprofundar os dados produzidos na pesquisa realizada junto aos participantes. Os resultados preliminares permitiram apreender que, na instituição pesquisada, a formação inicial docente não tem se mostrado suficiente para a demanda de aprendizagem do aluno com deficiência. Essa falta de qualificação vem obstando o avanço e a ampliação da Educação Inclusiva, o que impõe a necessidade de se ter como meta, no sistema educacional, uma formação docente capaz de atender às necessidades de todos os alunos.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf