Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO
28/08/2017 08:53
Neste trabalho, é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar as apropriações do método intuitivo de Calkins para o ensino de saberes operações em revistas pedagógicas brasileiras no período de 1893 a 1931. É utilizado Calkins (1886/1950) para o exame das fontes, já que foi identificado em trabalhos que envolvem o saber operação a indicação do método intuitivo a partir de tal autor. Para apropriação adotou-se o entendimento de Chartier (2003), Valente (2015) para os saberes aritméticos e Calkins (1886/1950) para tratar dos princípios do método intuitivo. Por meio do exame das revistas pedagógicas, localizadas no repositório da UFSC, será efetuado os indícios da apropriação.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf