Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUIZA ARAÚJO PORTO
23/08/2017 09:44
Esta tese realiza uma investigação com os livros didáticos de História utilizados na modalidade de ensino de nível médio. Ela se situa teórica e metodologicamente nos marcos da História Comparada a partir do estabelecimento de comparação entre a escrita didática da História no Brasil e em Cuba no que tange à construção dos conceitos históricos e observando qual o lugar dos livros didáticos na cultura escolar cubana e brasileira. Para isso nos apropriamos das contribuições teóricas de Peter Lee e Hillary Cooper para ler nossas fontes, associando a nomenclatura cunhada pelos dois autores acerca do que seriam os conceitos históricos que se subdividem em conceitos substantivos e conceitos meta-históricos. Nesse sentido esta tese tem como objetivos mais específicos: descrever o sistema educacional dos dois países com foco no Ensino Médio de modo que se evidencie o papel do Estado na construção das políticas públicas de educação que definem os critérios que balizam a escrita didática da disciplina e a prescrição de conteúdos; realizar uma comparação entre os livros dos dois países a partir dos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático presentes no Guia 2015; identificar e analisar a distribuição e articulação de conteúdos conceituais substantivos e meta-históricos nos livros didáticos de História materializados nas proposições históricas.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e