UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: CLECIA CARLA SILVA SANTOS
21/08/2017 10:36

DISCENTE: CLECIA CARLA SILVA SANTOS
DATA: 31/08/2017
LOCAL: Sala de reuniões do DCOS
TÍTULO: Geografias da TV por Assinatura na Região Nordeste: opções tecnológicas e modelos de negócios
PALAVRAS-CHAVES: TV por Assinatura; Políticas de Comunicação; regionalização midiática; comunicação regional; Geografias da Comunicação;
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Rádio e Televisão
ESPECIALIDADE: Videodifusão

Com base na lacuna de estudos sobre a regionalização da comunicação e das telecomunicações, este trabalho propõeum mapeamento da televisão por assinatura nas capitais do Nordeste brasileiro, analisando suas opções tecnológicase seus modelos de negócios. Considera que as reestruturações do Estado e do capital da década de 1990 mudam arealidade brasileira, ao propiciarem as privatizações a a abertura de mercado no setor das telecomunicações. Sob osreferenciais da Economia Política de Comunicação e a restrita bibliografia sobre a comunicação regional, este estudodiscorre sobre a evolução tecnológica e a oferta dos serviços combinados da TV por Assinatura no Brasil, abordandodesde os aspectos históricos do processos normativos até os marcos regulatórios determinantes, da Lei do Cabo8.977/95 à Lei 12.485/2011, que prioriza a produção do conteúdo nacional. O período coberto pela dissertação vai de2012 a 2016, com foco na Região Nordeste, identificando os grupos que atuam no segmento nos nove estadosnordestinos, agrupados nos seguintes recortes geográficos: Nordeste Setentrional, que compreende os estados doCeará, Piauí e Maranhão; Nordeste Central, composto por Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte; e o Nordestemeridional, que abrange a Bahia, Sergipe e Alagoas.

Presidente - 308938 - SONIA AGUIAR LOPES
Interno - 426453 - CESAR RICARDO SIQUEIRA BOLANO
Externo à Instituição - SUZY DOS SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf