UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS MENEZES RABELO DE JESUS SANTANA
19/08/2017 15:49

DISCENTE: THAIS MENEZES RABELO DE JESUS SANTANA
DATA: 22/08/2017
LOCAL: sala RUTE
TÍTULO: IMPACTO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO PARA PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 NA ATENÇÃO BÁSICA EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Diabetes Mellitus. Conhecimento. Depressão. Atitude. Qualidade de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Estudo quase experimental, prospectivo, comparativo do tipo antes e depois, que tem como objetivo avaliar o impacto de um programa educativo para pessoas com DM tipo 2 em serviço de atenção básica de saúde do Município de Aracaju. Este estudo será realizado entre setembro de 2017 a maio de 2018 na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Francisco Fonseca. A população do estudo será composta por pessoas com acompanhados pela equipe de Saúde da família da área Rosa da USF maiores de 18 anos de idade que comparecerem nos dias de execução das atividades planejadas. Para autorização dos participantes no estudo será utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a coleta de dados pretendem-se utilizar cinco instrumentos: um formulário com os aspectos clínicos e sociodemográficos, um questionário para avaliar do conhecimento das pessoas portadores de DM o DKN-A, um instrumento para avaliação da qualidade de vida em diabéticos: B-PAID, um questionário para avaliar os sintomas de Depressão, ansiedade e estresse o DASS-21, e outro para avaliar a atitude Diabetes Attitudes Questionnaire (ATT-19). Para a implementação do programa serão seguidas as Diretrizes para educação do paciente com diabetes e utilizar-se-á o Manual Dona Bete como ferramenta educativa Para a análise e tabulação dos dados será criada uma base de dados em Excel, versão 2013, utilizando dupla digitação para identificação de possíveis erros. Para a análise dos dados será utilizada estatística descritiva na caracterização dos sujeitos e das variáveis do estudo. Será calculado o índice de correlação de Pearson para os domínios dos questionários. A confiabilidade dos instrumentos de múltipla escolha e que utilizam as escalas do tipo de LIKERT será verificada através do Alpha Cronbach (CRONBACH, 1951). Para a comparação dos dados antes e depois da implementação da atividade educativa será utilizado o teste estatístico Teste t de Student (STUDENT, 1908) para explorar as diferenças estatísticas no conhecimento, estado emocional, atitude e qualidade de vida dos pacientes. Será utilizada a classificação de Ajzen, Fishbein (1998) para a análise das forças de correlação entre as medidas, onde valores de correlação inferiores a 0,30, não são importantes clinicamente; Valores entre 0,30 – 0,50 indicam moderada correlação e valores superiores a 0,50, indicam um forte correlação. Este estudo pretende alcançar um nível de significância p < 0,05.

Interno - 1541701 - LIUDMILA MIYAR OTERO
Interno - 2102691 - CRISTIANE FRANCA LISBOA GOIS