UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLÁUDIA SOUSA MENDONÇA
21/08/2017 07:22


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLÁUDIA SOUSA MENDONÇA
DATA: 22/08/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) – ARACAJU: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS (1968-1988)
PALAVRAS-CHAVES: APAE de Aracaju/SE. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Educação Especial. Formação de Professores. Práticas Educativas.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

Esta pesquisa científica tem como objetivo investigar acerca da formação dos professores e as práticas educativas da APAE de Aracaju nos anos de 1968 a 1988. O marco temporal justifica-se pela data de fundação e pela promulgação da Constituição da Republica Federativa do Brasil em 1988, a sétima Constituição do país. Pesquisou-se como se deu o processo de formação dos professores que adentravam à associação em um período de pouco conhecimento sobre a Educação Especial na capital sergipana, em virtude da escassez da literatura e de trabalho acadêmicos, como constatado no Estado da Arte, e de leis que assegurassem o direito das pessoas com deficiência em ambientes comuns a todos. Caracteriza-se como uma pesquisa de cunho bibliografico e documental, com abordagem na História Cultural, de carráter exploratório e enfoque na análise de conteúdo qualitativa. O caminho metodológico percorrido foi realizado através de visitas exploratórias, observações, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com 14 informantes, sendo, 09 Professores, 01 Assistente Social, 01 Terapeuta Ocupacional, 01 Técnico de Enfermagem e 01 Técnico Agrícula. Através da análise de Conteúdo baseada em Bardin (2011), a pesquisa evidenciou que as formações foram essenciais para o caminhar da associação, frente ao desconhecimento anterior sobre Educação Especial por parte dos informantes. E que as práticas educativas, à princícípio, se deram por intuição, mas com as formações e as trocas de experiências entre os colegas, a "cegueira" social foi dando lugar ao florescer de margaridas que fizeram "história" dentro da História da APAE aracajuana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - MARIA DOLORES FORTES ALVES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf