Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO ALEXANDRE DE OLIVEIRA SANTOS
14/08/2017 16:12
A política de comunicação do Estado brasileiro baseada na distribuição verbapublicitária ou verba de mídia do Governo Federal, consiste no montante de recursospúblicos destinados para a compra de espaço publicitário nos diferentes meios eveículos de comunicação no país para veiculação da propaganda institucional dogoverno. A distribuição dessa verba de mídia, geralmente, é direcionada paraosistemaindustrial de comunicação formado pela rede de radiodifusão nacional, que por suavez, é responsável por grande parcela da comercialização da mercadoria audiênciaproduzida sob a égide da Indústria Cultural durante o desenvolvimento do capitalismomonopolista. Nesse sentido, acredita-se que o Governo Federal, na condição deanunciante e respectivamente comprador da mercadoria audiência, contribui paramanutenção do mercado oligopolico de comunicação no país em detrimentodosistema público. Baseado nos estudos de César Bolaño(2000 e 2004), Valério Britos(2000) Dallas Smythe (1977), Celso Furtado (2005) eMaria Arminda (2015); opresente trabalho visa compreender os aspectos históricos, econômicos políticos querespaldam apolítica de distribuição da verba publicitária do Governo Federal, bemcomo a localização deste no circuito da comunicação alimentado pela IndústriaCultural no brasil. Para tanto, a metodologia inicial a ser aplicada está baseada narevisão bibliográfica e na análise dos dados quantitativos do montante de verba demídia distribuída para os meios de comunicação, ofertados pela Secretaria deComunicação Social da Presidência da República de 2000 a 2014.
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