UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIA LUANNA LEITE SIQUEIRA MENDES SANTOS
15/08/2017 15:47

DISCENTE: FABIA LUANNA LEITE SIQUEIRA MENDES SANTOS
DATA: 22/08/2017
LOCAL: Sala RUTE (Campus da Saúde)
TÍTULO: PRÉ-DIABETES E DIABETES MELLITUS TIPO 2: RASTREAMENTO E CONHECIMENTO DOS INDIVÍDUOS ACOMPANHADOS PELA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes, Pré-diabetes, conhecimento, Atenção Primária de Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) destaca-se pela elevada e crescente prevalência. No entanto, na maioria das vezes, não é diagnosticado até que ocorram complicações da doença. Estima-se que, aproximadamente, um terço dos portadores desconhece o diagnóstico. OBJETIVO: Analisar a prevalência e o conhecimento sobre pré-diabetes e DM2 de indivíduos acompanhados na Atenção Primária à Saúde. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de caráter transversal, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, a ser desenvolvido com indivíduos adultos acompanhados em uma Unidade de Saúde da Família do município de Aracaju, estado de Sergipe. Para a coleta dos dados serão utilizados quatro instrumentos. O primeiro, composto por variáveis sociodemográficas e clínicas, o segundo será o Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC), para avaliação do risco de desenvolver DM2, o terceiro será o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), para avaliação da capacidade cognitiva e o último, o Diabetes Knowledge Scale (DKN-A), para avaliação do conhecimento. A análise dos dados será realizada de forma descritiva univariada e inferencial. A pesquisa só terá início após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os resultados deste estudo forneçam subsídios para o planejamento de ações que contribuam para a identificação precoce de indivíduos com maior risco de desenvolver DM2 ou já com a doença, assim como avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o DM, favorecendo assim para o controle da doença, diminuição das complicações e mortalidade.

Presidente - 2102691 - CRISTIANE FRANCA LISBOA GOIS
Interno - 426676 - MARIA PONTES DE AGUIAR CAMPOS
Interno - 1541701 - LIUDMILA MIYAR OTERO
Externo à Instituição - CARLA REGINA DE SOUZA TEIXEIRA