UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: ADRIANA OLIVEIRA DOS SANTOS SILVA
14/08/2017 13:01


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA OLIVEIRA DOS SANTOS SILVA
DATA: 18/08/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO, RACIOCÍNIO CLÍNICO E TOMADA DE DECISÃO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE FARMÁCIA: CUIDADOS, DIFICULDADES E DESAFIOS
PALAVRAS-CHAVES: Pensamento, Educação em Farmácia, Estudantes de Farmácia, Tomada de Decisão Clínica.
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

O presente estudo parte da premissa de que a formação acadêmica tem uma forte influência no desenvolvimento do pensamento crítico, raciocínio clínico e na tomada de decisões do estudante de farmácia. O objetivo do estudo foi evidenciar o que vem sendo utilizado para o desenvolvimento do pensamento crítico, raciocínio clínico e tomado de decisão na formação do estudante de farmácia. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática. Os estudos foram extraídos das bases de dados: LILACS,

PubMed/MEDLINE, Scopus, Web of Science. Como descritores foram utilizadas as palavras: “Thinking”, “Education pharmacy”, “Students, Pharmacy”, "Clinical decision-

making" juntamente com seus termos de entrada. Dois revisores de forma independente conduziram a avaliação dos títulos, resumos e artigos na íntegra. A

avaliação da qualidade metodológica seguiu o cheklist de qualidade de um grupo de pesquisa BEME (Best Evidence in Medical Education). Dos 11 estudos incluídos, nove atingiram um índice de qualidade esperado. Os resultados destes estudos apontaram que os estudantes de farmácia quando inseridos em programas de pre- pharmacy, PharmD e de graduação em quatro anos no contexto norte-americano, ou

em programas PharmD baseados em metodologias ativa no contexto mexicano e saudita pode melhorar significativamente alguns aspectos/escores do pensamento crítico de estudantes de farmácia. Embora tenham sido observados resultados positivos outros estudos são necessários, uma vez que ainda não está claro o papel da formação acadêmica no desenvolvimento do pensamento crítico, e principalmente do raciocínio clínico e na tomada de decisões do estudante de farmácia. Entretanto, a literatura aponta para a necessidade de reformulação curricular dos cursos de graduação em farmácia, voltados a seu contexto multidimensional, uma vez que foram identificados primordialmente aspectos curriculares, durante a melhoria de desempenho no pensamento crítico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Presidente - 1334092 - FRANCILENE AMARAL DA SILVA
Interno - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf