UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Professor e presidente da ULEPICC-Brasil ministra curso em universidade colombiana
10/08/2017 09:06

O professor e coordenador do Mestrado Profissional (Propec), César Bolaño, foi a Bogotá (Colômbia), para ministrar um curso de uma semana sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura e Estudos Culturais, a convite da Universidad Pedagógica de Bogotá. Em parceria com o pesquisador Ancizar Narvaez, o curso é o primeiro módulo da disciplina “Economia Política, comunicação e conhecimento: a luta pelo código”, oferecido pela universidade aos estudantes do mestrado e doutorado.

Já na Universidad Javeriana, Bolaño apresentou duas palestras sobre “Reestruturação produtiva, trabalho intelectual e indústrias culturais”. De acordo com o professor, uma questão central apresentada nesses diferentes espaços, para além dos temas específicos citados, foi a das relações entre EPC e Estudos Culturais. Em seus livros “Indústria Cultural, Informação e Capitalismo”, publicado em 2013 pela editora espanhola Gedisa, e “Campo Aberto: para a crítica da epistemologia da comunicação” (Aracaju: EDISE, 2015), ele adota uma postura diferente, mas de maneira análoga a pesquisa sobre Estudos Culturais latino-americanos de Jesús Martín-Barbero, ex-presidente da ALAIC. Além disso, Bolaño participou da mesa com os pesquisadores Guilherme Mastrini (UNQ e UBA-Argentina) e Barbero.

Bolaño defende uma nova política para a investigação desses campos, desde o final da sua gestão como Presidente da ALAIC em 2014, pois há a necessidade de se fazer frente aos desafios teóricos que o presente momento apresenta em nível mundial. Atualmente, Bolaño é Presidente da ULEPICC – Brasil.

Para mais informações sobre a ULEPICC, acesse aqui!

Thiago Ferreira Tenório

COMUNICAÇÃO - NUPEC - Graduando em Cinema e Audiovisual - UFS - Técnico em Informática -  IFAL - Campus Palmeira dos Índios.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf