UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA DA CRUZ SANTANA LIMA
09/08/2017 18:59

DISCENTE: NAYARA DA CRUZ SANTANA LIMA
DATA: 04/09/2017
LOCAL: mini auditório CCBS
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA CONSULTA DE ENFERMAGEM EM SERVIÇO AMBULATORIAL DE UROLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Doenças Urológicas; Cuidados de Enfermagem; Avaliação em Enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A urologia é uma das diversas áreas de atuação da enfermagem. As doenças urológicas são bastante comuns e possuem alta prevalência e incidência, afetando significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Através da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é possível realizar uma consulta de enfermagem integral e individualizada para os pacientes urológicos. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativa, que tem como objetivo construir um instrumento para consulta de enfermagem a pacientes com problemas urológicos atendidos no ambulatório de especialidades do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para realização deste estudo, serão consideradas algumas etapas: 1) Identificação dos indicadores empíricos, realizada mediante o levantamento bibliográfico e análise dos prontuários dos pacientes com problemas urológicos; 2) Estruturação do instrumento a partir das Necessidades Humanas Básicas encontradas na primeira etapa; 3) Desenvolvimento das afirmativas de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem; 4) Validação de conteúdo e aparência do instrumento, por meio da técnica Delphi, pelos juízes selecionados. Para a realização do cruzamento dos termos será utilizado o programa Access for Windows. Para efeito de análise das afirmativas será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) por meio da escala tipo Likert com pontuação de um a quatro. Neste caso, o critério para validação das afirmativas será a obtenção de valor do IVC ≥ 0,8. O escore do IVC será calculado por meio das somas das respostas para cada item, dividida pela soma total das respostas aos itens. Em todo estudo serão observadas as recomendações da resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

Presidente - 6426549 - ANA CRISTINA FREIRE ABUD
Externo ao Programa - 2168215 - EDILENE CURVELO HORA MOTA
Interno - 2356666 - MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA RIBEIRO
Externo à Instituição - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS