UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: EVERTON DE ALMEIDA NUNES
09/08/2017 11:27


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON DE ALMEIDA NUNES
DATA: 30/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões PPGCOM
TÍTULO: DA SALA OU DA COZINHA? "QUE HORAS ELA VOLTA?" - ESTUDO DE RECEPÇÃO COM DOMÉSTICAS E PATROAS.
PALAVRAS-CHAVES: Audiência e Recepção; Que horas ela volta; PEC das domésticas; Produção de significados; Representação.
PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa evidenciará a variedade de sentidos produzidos por dois grupos de mulheres, cujas características estão em destaque no longa-metragem "Que horas ela volta?", roteiro e direção da cineasta Anna Muylaert: domésticas e patroas. Nessa perspectiva, busca-se observar os entendimentos e sentidos produzidos acerca das relações discutidas no filme, sobretudo num momento em que o país se adapta às novas relações trabalhistas em função da promulgação da PEC das domésticas em 2015. Tal legislação prevê garantias ao trabalhador doméstico, categoria que historicamente foi alijada dos seus direitos básicos, e embora tal demanda social seja um pleito legítimo, muitos conflitos ainda deverão ser apaziguados. Mediado por um produto cultural que pretende expor as nuances desse conflito, pretende-se compreender os sentidos depreendidos por essas mulheres em um espaço sociocultural onde são modelados seus contextos interpretativos. O estudo está dividido em dois momentos, o primeiro compreende a análise do conteúdo do filme, destacando-se o direcionamento semântico, construção de sentidos, evidenciação dos momentos chaves da obra. No segundo momento, uma vez que os grupos tenham assistido ao filme, dinâmicas de grupo focal serão operadas. Nesse segundo momento, pretendemos capturar a essência do entendimento dos grupos segundo sua dinâmica própria, considerando que a audiência não produz sentido vazia de ideias, emoções, histórias e expectativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820978 - RAQUEL MARQUES CARRIÇO FERREIRA
Interno - 2163659 - TATIANA GUENAGA ANEAS
Externo ao Programa - 1362715 - LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307