UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: IVAN KELLEROS BALBINO
09/08/2017 07:50

DISCENTE: IVAN KELLEROS BALBINO
DATA: 31/08/2017
LOCAL: Sala de reuniões do Departamento de Comunicação (DCOS)
TÍTULO: “A utilização do site de redes sociais de internet Facebook em campanhas eleitorais. Um estudo de caso a partir da campanha eleitoral para governador de Sergipe em 2014”
PALAVRAS-CHAVES: Cibercultura; Marketing Político e Eleitoral; Internet; Facebook; Eleições Estaduais; Estudo de Caso.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

Com 99 milhões de usuários no Brasil conforme dados divulgados pelo próprio Facebook (2016), as redes sociais têm crescido em tamanho e importância na mobilização de temáticas diversas, incluindo a política e eleitoral. A partir de 2008, com a campanha presidencial de Barack Obama nos EUA, as redes sociais na internet ganham espaço no cenário político e passam a ser incorporadas oficialmente e legalmente nas eleições brasileiras de 2010. Desde então, tal utilização, com destaque para o Facebook, tem ganhado a atenção dos gestores de campanha político-partidária. Este estudo de caso investiga a utilização do Facebook na campanha eleitoral para governador de Sergipe em 2014 do candidato eleito em primeiro turno Jackson Barreto e tem como locus de pesquisa a linha do tempo da fan page do candidato escolhido. Importa refletir sobre qual as potencialidades de uso que o Facebook permite e como ele foi usado pelo candidato estudado, identificando tipos de postagens, de interação e temáticas trabalhadas. Como objetivos específicos: (i) identificar as transformações, no campo da comunicação, que os sites de redes sociais proporcionam para seus usuários - candidatos e eleitores - nas campanhas eleitorais; (ii) categorizar dados e indicadores da fan page no Facebook do candidato eleito a governador do Estado de Sergipe, durante o período eleitoral de 2014, evidenciando a utilização desse site de redes sociais de internet para fins comunicacionais mais amplos e eleitorais; (iii) reconhecer o conteúdo das postagens realizadas pelo candidato e a interação gerada em sua fan page, de forma a qualificar o uso da plataforma Facebook em termos de comunicação eleitoral. O delineamento metodológico desta pesquisa quali-quantitativa conta com a análise de conteúdo como procedimento complementar ao estudo de caso, realizado através das postagens do candidato escolhido no período eleitoral de 2014. Parte-se da hipótese de que o Facebook oferece uma plataforma dinâmica para uma variedade de interações e ações de campanha do candidato, alcançando, diuturnamente, um número muito grande de eleitores. Os resultados do caso estudado apontam para: (i) a disposição do receptor em interagir pelos dispositivos de curtir, compartilhar e comentar; (ii) um reduzido número de postagens durante o período da campanha; e (iii) conteúdos de postagens que fizeram do Facebook do candidato um espelhamento da campanha não digital.

Presidente - 1820978 - RAQUEL MARQUES CARRIÇO FERREIRA
Interno - 2019547 - GREICE SCHNEIDER
Externo ao Programa - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10