UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA MOURA PEREIRA LEAL
09/08/2017 08:50

DISCENTE: FLAVIA MOURA PEREIRA LEAL
DATA: 31/08/2017
LOCAL: PROFICIAMB
TÍTULO: Rio do Sal e educação ambiental crítica no bairro Soledade em Aracaju
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental crítica, rio do Sal, Comitê ambiental
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A educação ambiental crítica propõe a interdisciplinaridade como proposta de ação. Entendendo ser este o caminho para a solução de muitos dos problemas ambientais, vemos a escola como o esteio para mudanças efetivas no modo como o meio ambiente é tratado. O bairro Soledade, no município de Aracaju, localiza-se à margem direita do rio do Sal, sub bacia do rio Sergipe. A comunidade deste bairro sofre com os problemas de infraestrutura tais como os relacionados com a coleta de resíduos sólidos, lançamentos de efluentes, drenagem e pavimentação, dentre outros, além dos impactos ambientais causados ao rio do Sal. Os problemas ambientais em rios urbanos ocorrem pelo crescente aumento da população que ocupa áreas de preservação permanente. No sentido de contribuir com a minimização das problemáticas citadas, este trabalho pretende mobilizar recursos da educação ambiental crítica que promovam a conscientização da comunidade escolar do bairro Soledade, em torno dos impactos ambientais no rio do Sal. Além disto, pretende caracterizar os impactos ambientais existentes no bairro Soledade, com foco no saneamento básico, avaliar a importância socioambiental do rio do Sal para a comunidade do bairro Soledade, como também implementar políticas de educação ambiental crítica no Colégio Santos Dumont. Para tanto serão feitas revisões bibliográficas, aplicação de questionários, entrevistas e observação direta. Esperamos alcançar como resultado a mobilização de estudantes em torno da resolução de questões referentes aos impactos socioambientais do bairro Soledade, com a criação, dentre outras ações, de um comitê ambiental do bairro Soledade.

Presidente - 311.521.805-25 - LUIZ CARLOS SOUSA SILVA
Interno - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Externo ao Programa - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo ao Programa - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA