UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALTENISSON CORREA DE OLIVEIRA
08/08/2017 18:31

DISCENTE: VALTENISSON CORREA DE OLIVEIRA
DATA: 01/09/2017
LOCAL: Didáica 03 sala 13
TÍTULO: ESCOLA, LUGAR, COMUNIDADE: ANÁLISE DA RELAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PITANGA/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Ambientais; Espaço hídrico; Interdisciplinaridade; Diálogo dos saberes; Natureza; Rio Pitanga.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

De maneira geral as escolas, no atual contexto, apresentam singular importância no processo de reflexão relativo aos distintos usos das águas. Tal assertiva também se manifesta para as escolas situadas nas comunidades banhadas pela Bacia Hidrográfica do rio Pitanga/SE. O ensino formal pode contribuir para recompor o olhar do espaço e da natureza enquanto totalidade e, assim, restaurar o olhar e a ação-reflexão-ação sobre o ambiente e a nossa casa comum. A problemática da pesquisa foi instigada a partir da observação do processo de poluição das águas do rio Pitanga que percorre os bairros São Conrado e Santa Maria situados no Município de Aracaju-SE. Pelo fato de se configurar como área urbana e composta por população de baixa renda, a problemática socioambiental da água apresenta contrastes na medida em que a sociedade que invisibiliza o homem o faz também com a natureza e o local de reprodução social dos sujeitos sociais excluídos. A leitura de mundo, de ser/estar no mundo se apresenta como desafio pedagógico e implica na necessária reflexão a ser realizada na Escola Estadual Benedito Oliveira pois trata-se de um lugar de proposição de desafios, refletidos e dialogados entre os sujeitos sociais que vivem e se reproduzem no lugar. Assim os alunos e professores serão instigados a problematizar a questão ambiental e o cuidar da água como componente central da relação sociedade natureza, visando a recomposição dessa relação e a superação da visão dicotômica e do fracionamento do conhecimento na perspectiva de se pensar o futuro do homem no planeta. O método que será utilizado nesse processo é o dialógico de Morin (ano). A metodologia é a pesquisa exploratória, documental, e a investigação será pelo modelo da pesquisa-ação, o que torna a pesquisa qualitativa. Para tanto, serão realizadas oficinas que contribuirão para externar a compreensão dos alunos sobre os conceitos de rios e os diversos tipos de degradação ambiental, como também a apreensão da relação sociedade/natureza, na atividade de trilha ambiental, finalizando com a confecção do produto pedagógico, que será um jogo educativo. Espera-se que haja a compreensão de que a agressão a natureza é sinônimo de agressão a si mesmo e à vida; que todos fazem parte da casa comum e que o nosso futuro no planeta depende da qualidade das relações ambientais e da atuação em defesa da vida.

Presidente - 1190318 - NUBIA DIAS DOS SANTOS
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Externo à Instituição - AJIBOLA ISAU BADIRU