Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE DA FONSECA SOUZA
08/08/2017 18:14
Ao disciplinar o conhecimento científico, fragmentando os saberes como meio de especializar as formas de exploração dos recursos naturais, a ciência naturalizou a apropriação da natureza, levando o ser humano a pensar-se como algo superior e externo a esta. Tal afirmação, caracteriza a constante degradação ambiental nos espaços hídricos, como por exemplo a poluição, descarte de efluentes, usos e desusos da água, e outros meios de agressão, demonstrando assim, que a crise ambiental em questão é também uma crise civilizatória. Neste sentido, a proposta de integrar o conhecimento a partir da interdisciplinaridade no ensino das ciências ambientais na escola, pode contribuir para a reflexão acerca dessas relações socioambientais, valorizando a identidade dos sujeitos e resgatando a alteridade na relação homem/natureza. Deste modo, o presente estudo visa analisar a contribuição da escola na ressignificação de conceitos e práticas ambientais para a sustentabilidade do uso da água no Rio Piauí a partir do ensino das ciências ambientais. De modo que, busca-se a fundamentar esta pesquisa na fenomenologia existencial de Heidegger (1989), refletindo o homem e sua essência no tempo como “ser-no-mundo”, onde a natureza não é algo simples e material para ser usado e consumido, mas o outro que participa no homem, carecendo, portanto, de uma análise ontológica e interpretativa que busque um novo significado para essa relação. Para tanto, serão realizados inicialmente, estudos bibliográficos fundamentados na discussão sobre a interdisciplinaridade, complexidade, sustentabilidade e o estudo das bacias hidrográficas na escola. Assim, a presente pesquisa propõe um caminho metodológico no qual, a Escola Municipal Eliezer Porto, localizada no povoado Brejo, município de Lagarto/SE, dentro do Perímetro Irrigado Piauí, é selecionada como universo da pesquisa, tendo como amostra as turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, correspondente ao quantitativo de 50 alunos, todos residentes no perímetro irrigado, bem como a realização de 50 entrevistas com os pais e/ou responsáveis dos alunos componentes da pesquisa. Os procedimentos consistirão em três etapas: a constituição de um grupo de pesquisa com os alunos para encontros quinzenais de práticas de ciências ambientais, atividades empíricas no Perímetro Irrigado Piauí para diagnóstico, realização de entrevistas e escuta das histórias de vida dos sujeitos da pesquisa, além da construção de uma cartilha educacional contendo as narrativas do referido rio a partir da história oral e da cartografia social dos sujeitos, como ferramenta de ensino das ciências ambientais. Sendo assim, espera-se desenvolver a sensibilidade do olhar para a natureza a partir da valorização da prática educativa na escola levando o aluno a ver-se inserido naquele espaço hídrico como componente ativo e participativo na busca pela sustentabilidade do uso da água através da alteridade na relação homem/natureza.
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