Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYSA DA HORA SANTOS
08/08/2017 13:51
A emergência em repensar como a conexão da pesca artesanal com a sustentabilidade pode gera o fortalecimento dos valores éticos mediante a cidadania ambiental. No tocante, ao aumento da poluição dos corpos hídricos e dos ecossistemas associados que afeta diretamente as populações ribeirinhas que fazem da maré/natureza as fontes de sustento das suas famílias. Na perspectiva da ética ambiental, as mudanças de valores e da forma de agir do cidadão, podem auxiliar no processo de construção da cidadania ambiental, em que os resultados dar-se-ão numa tomada de consciência de cada sujeito em relação à conservação da natureza. Este projeto de qualificação objetiva analisar o trabalho da Pesca Artesanal na relação rio-educação-ética-cidadania ambiental, no povoado São Braz, em Nossa Senhora do Socorro-SE. Além de refletir acerca da problemática socioambiental com ênfase na cultura, corpos hídricos e pescadores (as) artesanais. No intento de promover a operacionalização dos objetivos propostos, os procedimentos metodológicos foram a sistematizados em cinco subitens, pautando-se em: fundamentação teórica, para a obtenção de um arcabouço teórico sobre a temática em tela; os tipos de pesquisa serão quali-quantitativa; as pesquisas de campo, possibilitarão a coleta de dados por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e; a elaboração do Curso de Agente Disseminadores Ambientais, que servira de aporte para a construção do produto instrumental. Analisaremos os dados coletados, utilizando a análise de conteúdo de L. Bardin. Os resultados serão tabulados no programa Excel e possivelmente expressos em desenhos, fotografias, gráficos, quadros, tabelas e um vídeo documentário, que será o produto instrumental construído ao final da dissertação. Concluímos parcialmente que as reflexões acerca da relação sociedade-natureza no processo de construção da ética e cidadania ambiental, contribui de forma satisfatória para uma Educação voltada à conservação e reconhecimento da importância da valoração da cultura dos pescadores (as) artesanais, o que fortalece o processo de formação da identidade entre a comunidade escolar e o lugar de vivência e permanência social.
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