UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: LEVI DA COSTA MOTA
04/08/2017 13:30


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEVI DA COSTA MOTA
DATA: 25/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Seminários do PROCC
TÍTULO: Uma analise comparativa dos protocolos SNMP, ZAbbix e MQTT no contexto de aplicações de Internet das Coisas
PALAVRAS-CHAVES: Internet das Coisas; Objeto Inteligente; gerenciamento; protocolo; SNMP; Zabbix; MQTT; memória; energia.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

A complexidade e o crescimento das novas redes de objetos inteligentes vem gerando uma nova demanda pela manutenção desses dispositivos, com a necessidade de monitorar e controlar remotamente tais aparelhos sem consumir recursos significativos. Analisar o consumo de memória e o consumo de energia dos protocolos usados no gerenciamento dessas redes é uma maneira de evidenciar as melhores alternativas de protocolos para esse tipo de aplicação. Este trabalho realiza um estudo experimental, analisando o comportamento dos protocolos SNMP, Zabbix e MQTT, no tocante ao consumo de memória e ao consumo de energia elétrica, quando usados em uma aplicação de Internet das Coisas, com dispositivo sensor implementado sobre o ESP8266. O experimento é executado realizando o monitoramento de dispositivos em um ambiente com alguns Motes e um servidor Zabbix. O Mote usado é projetado e construído usando o ESP8266. Ele coleta temperatura e humidade do ambiente, e fornece informações de falha e desempenho para o servidor de gerenciamento. Para expor as informações, um agente é implementado para cada protocolo examinado. O estudo analisa a memória ROM e a memória RAM ocupada pelo código do firmware resultante de cada agente, e acompanha a evolução do consumo de memória RAM ao longo do tempo. Também é feita a medição do consumo de energia de cada protocolo. Ao final, o estudo constata que os três protocolos analisados são suportados pela plataforma usada. O SNMP é o protocolo que consome menos memória do dispositivo, e o protocolo Zabbix é o que aloca mais memória ao longo do tempo. Não há diferença significativa no consumo de energia entre os protocolos. Entretanto, o modelo de funcionamento do MQTT permite que o ESP8266 seja colocado em modo de suspensão nos momentos de inatividade, reduzindo em mais de 60% o consumo médio de energia do dispositivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Interno - 1287477 - RICARDO JOSE PAIVA DE BRITTO SALGUEIRO
Interno - 3153614 - ADMILSON DE RIBAMAR LIMA RIBEIRO
Externo à Instituição - ADILSON EDUARDO GUELFI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307