UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: WALTER PRADO DE CARVALHO NETO
03/08/2017 19:50


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALTER PRADO DE CARVALHO NETO
DATA: 29/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Teleconferências a ser Definida
TÍTULO: Sequência Didática através da Experimentação para o Estudo do Eletromagnetismo
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Sequência Didática, Eletromagnetismo, Experimentação.
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A sequência aqui abordada consiste em aulas onde são trabalhados desde a história do magnetismo, disponível no produto, até o desenvolvimento de experimentos relacionados aos fenômenos eletromagnéticos pressente em nosso cotidiano. A sequência didática foi elaborada buscando sempre estimular discussões e debates para se chegar as explicações dos fenômenos físicos utilizando experimentos e simuladores disponíveis no site phet colorado. Através dessa metodologia conseguimos obter um maior rendimento das aulas confirmado pelo ótimo rendimento dos alunos obtidos no pós-testes. Verificamos um aumento na participação dos alunos nas aulas, através da participação dos debates e do interesse em entender os fenômenos físicos envolvidos nos experimentos abortados em sala de aula. O material aqui elaborado foi aplicado em duas turmas de 3º Ano do Colégio Estadual João Alves Filho, em Aracaju-SE. A eficácia do material foi verificada através da aplicação de questionário antes e depois da abordagem dos experimentos, neste caso conseguimos observar uma melhora de mais 60% no número de questões acertadas pelos alunos.

DISSERTAÇÃO: https://www.dropbox.com/s/qds1hvfd4m630ky/Dissertacao_Walter_2017.pdf?dl=0

PRODUTOS: https://www.dropbox.com/s/ev802nw0visvtsw/Produto_Walter_2017.pdf?dl=0


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Presidente - 1564732 - EMERSON LUIS DE SANTA HELENA
Externo à Instituição - ERIVALDO MONTARROYOS RODRIGUES LIMA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf