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Banca de DEFESA: MIQUELINE ARAGÃO SILVA
03/08/2017 19:31


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIQUELINE ARAGÃO SILVA
DATA: 18/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Teleconferências a ser Definida
TÍTULO: CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Óptica Geométrica, Geometria Plana
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Sabemos que existe uma relação mútua entre a Física e a Matemática e que muitos professores atribuem à falta de entendimento dos conceitos Físicos as dificuldades resultantes da não apropriação da Matemática. A extensa cobrança de resolução matemática de exercícios pode resultar nessa atribuição e gerar no aluno uma difícil distinção entre as duas áreas. É fato que a Matemática é indispensável ao estudo da Física, mas para que ela seja significativa e possa levar ao aluno a uma melhor compreensão dos fenômenos é preciso que seu ensino se dê de forma contextualizada para além dos murros da própria Matemática. Desta forma, propomos a contextualização de conteúdos da Geometria a partir da Óptica Geométrica no Ensino Fundamental. Mais especificamente apresentamos como produto roteiros de atividades investigativas para o ensino da Semelhança de Triângulos a partir da Câmara Escura de Orifício e do Teorema de Tales a partir da medição de altura de forma indireta através da sombra. O ensino destes tópicos se deu dentro de uma sequência didática que permitiu apresentar aos alunos conceitos de Óptica Geométrica e explorar seus esquemas sobre temas mais básicos da Geometria. Desta forma, as investigações trabalhadas anteriormente a elas foram um forma de ancorá-las para melhor avaliar seu uso. Os resultados se mostram satisfatórios dentro dos objetivos traçados de avaliar uso da Câmara Escura como situação potencialmente contextualizadora para o ensino da Semelhança e avaliar a abordagem e as atividades da sequência como propicia a propor situações onde os alunos usassem e aprimorassem seus esquemas cognitivos sobre Geometria e criassem subsunçores úteis para a formalização posterior dos conteúdos geométricos e também para o ensino de Física no Ensino Médio.

DISSERTAÇÃO: https://www.dropbox.com/s/goowhcnw6ibsg61/Dissertacao_Miqueline_2017.pdf?dl=0

PRODUTOS: https://www.dropbox.com/s/zvsd6ljtkfjl0v9/Produto_Miqueline_2017.pdf?dl=0


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADELINO DOS SANTOS FILHO
Presidente - 2582325 - SAMUEL RODRIGUES DE OLIVEIRA NETO
Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

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