UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA ALVES DO NASCIMENTO
03/08/2017 18:44

DISCENTE: MARCELA ALVES DO NASCIMENTO
DATA: 24/08/2017
LOCAL: Laboratório de Aula Prática do Hospital Universitário/UFS
TÍTULO: Avaliação do potencial leishmanicida in vitro do 17-AAG em culturas axênicas de Leishmania infantum naturalmente resistentes ao antimonial
PALAVRAS-CHAVES: Leishmaniose visceral; HSP90; 17-AAG; Quimioterapia
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia

As leishmanioses constituem um grupo de doenças parasitárias causadas por uma variedade de espécies parasitas do gênero Leishmania. Para o tratamento da LV, a droga de primeira escolha são os antimoniais pentavalentes (Sb+5). Entretanto, apresentam grandes limitações, tais como toxicidade, custo e/ou duração e surgimento de cepas resistentes ao tratamento. Devido ao crescimento de casos refratários da doença, é urgente o desenvolvimento de novos compostos anti-Leishmania, que sejam seguros e acessíveis. O 17-AAG (17- allylamino -17-demethoxygeldanamycin - tanespimicina) é um composto semi-sintético produzido a partir da geldanamicina e foi o primeiro inibidor do HSP90 a entrar em ensaios clínicos. O 17-AAG demonstrou ser menos tóxico, possui maior afinidade com o sítio de ligação do ATP e, consequentemente, maior poder inibitório. Este trabalho, tem como objetivo avaliar a suscetibilidade de isolados de L. infantum naturalmente resistentes ao antimonial frente ao 17-AAG. Os parasitos tratados com 17-AAG (1, 2, 4, 6, 8, 10 μM) apresentaram redução na sua viabilidade e esta foi dose-dependente. Em seguida, foi realizado o tratamento dos isolados com o IC50 do antimônio trivalente associado ao 17-AAG (0,25, 0,5, 0,75, 1,5, 3 μM). O tratamento reduziu a concentração do 17-AAG e melhorou sua ação anti-Leishmania, independentemente do perfil de resistência do isolado. Por seguinte, os parasitos foram tratados com concentrações variadas do antimônio trivalente (50, 100, 250, 500, 750 μM) e/ou seu IC50 associado com 1 μM do 17-AAG. A associação potencializou a ação do antimônio trivalente reduzindo a quantidade de antimônio necessário para induzir a morte do parasito. Além disso, o 17-AAG não apresentou toxicidade para as células de PBMC humanas obtidas de doadores saudáveis. Nossos resultados confirmam a atividade leishmanicida do 17-AAG em diferentes isolados de L. infantum. Assim, concluímos que, o 17-AAG possui a capacidade de se tornar uma alternativa para a quimioterapia da LV causada por isolados resistentes aos tratamentos padrões.

Presidente - 1977523 - DIEGO MOURA TANAJURA
Interno - 1511959 - TATIANA RODRIGUES DE MOURA