UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: SHIRLEY DOSEA DOS SANTOS NAZIAZENO
03/08/2017 11:16

DISCENTE: SHIRLEY DOSEA DOS SANTOS NAZIAZENO
DATA: 25/08/2017
LOCAL: Campus da Saúde, Aracaju, Sala da RUTE
TÍTULO: DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM ASSOCIADOS A QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida; Diagnósticos de enfermagem; neoplasias da mama; quimioterapia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O projeto tem como objetivo geral avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de mulheres com Câncer de mama em tratamento quimioterápico e específicos descrever o perfil sociodemográfico e clínico de mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico; identificar os possíveis domínios afetados de QVRS de mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico; associar os problemas de saúde mais comuns à taxonomia NANDA, versão 2015-2017, contemplando diagnósticos de enfermagem reais e de risco e os respectivos fatores relacionados, característica definidoras e fatores de risco. Trata-se de um estudo de campo, de corte transversal, descritivo e exploratório com abordagem quantitativa. O local selecionado para o estudo será um ambulatório público em oncologia localizado em Aracaju/Sergipe. A liberação para este estudo foi previamente concedida pela instituição e o projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe –UFS. O período para a realização desta pesquisa será de 01/10/2015 a 31/10/2016, tendo uma margem para finalização de dois meses para mais ou menos ao pré-estabelecido. A população será composta por mulheres diagnosticadas com câncer de mama, com idade igual ou superior a 18 anos, que estejam realizando quimioterapia antineoplásica pela primeira vez, atendidas no referido serviço. Para o cálculo amostral utilizou-se a média aritmética do quantitativo de mulheres diagnosticadas com câncer de mama em quimioterapia atendidas no referido serviço durante os anos de 2012 (N= 75), 2013 (N=102) e 2014(N= 84), totalizando um n = 71. A amostragem será não-probabilística, intencional ou por julgamento, onde farão parte todas as mulheres que estejam realizando a quimioterapia, a partir da segunda sessão, durante o período de coleta de dados, até ser contemplado o total de entrevistas necessárias para o alcance do cálculo amostral e consequente confiabilidade da pesquisa. Pretende-se coletar os dados durante o período de outubro de 2015 a março de 2016 e serão utilizados três instrumentos: Caracterização sociodemográfica e clínica; o The European Organization for Research and Treatment of Câncer Core Cancer Quality Life Questionnaire (EORTC QLQ-C30) e o Breast Cancer Especific Module (EORTC-BR23), estes dois últimos traduzidos e validados para o português e autorizados pela organização EORTC para uso nesta pesquisa.

Presidente - 2449971 - LEILA LUIZA CONCEICAO GONCALVES
Interno - 2102691 - CRISTIANE FRANCA LISBOA GOIS
Externo ao Programa - 1241436 - JOSEILZE SANTOS DE ANDRADE
Externo à Instituição - ANA MARIA DE ALMEIDA