UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MAGDA OLIVEIRA DIAS
31/07/2017 10:24

DISCENTE: MAGDA OLIVEIRA DIAS
DATA: 21/08/2017
LOCAL: Sala de Teleconferencia a Definir
TÍTULO: TECNOLOGIA NUCLEAR E APLICAÇÕES: RESSIGNIFICAÇÕES DOS CONCEITOS COM O USO DE MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Energia Nuclear, aprendizagem significativa
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A proposta deste trabalho foi elaborar um produto educacional com abordagem à temática da Tecnologia Nuclear e suas Aplicações no contexto da Educação Escolar, dentro de uma visão holística, proporcionando o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que viabilize a transposição didática do conhecimento científico. Dentro desta perspectiva, foi feito o uso recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), tais como Hipermídias, recurso que permitiu a interação com diversas informações relacionadas com a temática, partindo dos conhecimentos pré-existentes, com intuito de observar as representações sociais a respeito da Tecnologia Nuclear e suas aplicações. Estimulou uma reflexão e buscaram-se soluções favoráveis para um futuro ambientalmente sustentável, despertando esse aluno para o ensino de ciências, permitindo a sua alfabetização científica. Inicialmente foi feita uma investigação sobre o que se entende por Tecnologias Nucleares, através de debates, abordando todos os pontos positivos e negativos, leitura de textos, uso de vídeos e apresentações dialogadas sobre o tema. Essa interação e esse diagnóstico, segundo a teoria de Ausubel, possibilitou ao aluno construir seu próprio conhecimento, estabelecendo conexões das situações do cotidiano com o conhecimento científico abordados em sala de aula. Também, foi apresentado o conteúdo através artigos científicos e simulações, mostrando sua origem e aplicabilidade através de material lúdico proporcionando maior motivação em aprender os conceitos de energia nuclear e suas tecnologias, bem como sua importância para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de um país. Serão apresentadas situações problemas, de maneira a estimular as ressignificações de conceitos, e seguindo de uma verificação da aprendizagem. A partir do trabalho desenvolvido, foi elaborado um caderno com a proposta pedagógica, contendo sugestões de textos, simuladores, vídeos instrucional, atividades didáticas, constituindo um material potencialmente significativo, que pôde ser utilizado na alfabetização científica de estudantes da educação básica, em especial para estimular a transposição didática de saberes da área nuclear e especial para estimular a transposição didática de saberes da área nuclear e suas aplicações.

DISSERTAÇÃO: https://www.dropbox.com/s/jktz5jelfe9qoe2/Dissertacao_Magda_2017.pdf?dl=0

PRODUTOS: https://www.dropbox.com/s/eja6bs4bmihhtnk/Produto_Magda_2017.pdf?dl=0

Presidente - 878.587.035-87 - JOSE OSMAN DOS SANTOS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA