Banca de DEFESA: EDIGENIA FERREIRA SANTOS
31/07/2017 09:32
Sendo a ciência de uma forma geral repleta de exemplos associados a quebra de paradigmas, e em especial no que diz respeito à independência do gênero para produção do conhecimento, propomos nesse trabalho realçar contribuições científicas femininas e desenvolver uma sequência didática com produtos baseados em observações de variáveis Cefeídas. Utilizaremos como pano de fundo o método de análise de curvas de luz contextualizado com os procedimentos utilizados originalmente por Henrietta Leavitt no século XX, mas com procedimentos modernizados.Como produto de nossa investigação desenvolveremos materiais e sequencias didáticas que explorem os conceitos sobre oscilações, ondas e óptica estudados no ensino médio, podendo ser também aplicado no último ano do Ensino Fundamental.Os materiais podem ser usados de forma independente, a exemplo da caixa simuladora de campo estelar, que funciona recurso prático para simularmos as observações do céu em situações em que não teríamos como promover observações com os alunos. Da planilha eletrônica interativa que ilustrou especialmente os conceitos de período e frequência necessários para compreensão do diagrama Período-Luminosidade com a qual Leavitt revolucionou a Astrofísica.Para auxiliar os professores produzimos diversos vídeos tutoriais que ajuda na reprodução de nossa atividade ou para o desenvolvimento de seus próprios materiais. Com esses recursos podemos explicar o conceito de fotometria e de grandezas que podem ser medidas por meio da luz incidente em um detector, além de explorar os conceitos de óptica, de instrumentos ópticos e a medida dos fluxos de luz em mapas de fluxos.
Produtos: https://www.dropbox.com/s/hobt9e0ukeos0w3/Produto_Edigenia_2017_%20MNPEF_POLO11.zip?dl=0
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e