UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: CLAUDIO BISPO
28/07/2017 19:15

DISCENTE: CLAUDIO BISPO
DATA: 29/08/2017
LOCAL: Sala de Teleconferencia a Definir
TÍTULO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO FACILITADOR NO ENSINO DE VETORES
PALAVRAS-CHAVES: Ensino-aprendizagem de Física, vetores, instrução por colegas, conhecimentos prévios
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise bibliográfica do que foi realizado em termos de pesquisa no ensino de Física, em relação ao ensino de vetores e com base nesses dados, produzir uma sequência de ensino-aprendizagem para servir como suporte no ensino de vetores no ensino médio e analisar a efetividade dessa. A sequência teve início com o envio de um texto de apoio sobre vetores para os alunos e a solicitação da leitura do capítulo do livro didático sobre vetores e em seguida foi aplicado um pré-teste em uma turma de primeiro ano do ensino médio para verificar a realidade conceitual em que os alunos estão inseridos e o que eles aprenderam com a leitura prévia.Em seguida demos continuidade à sequência seguindo o método de ensino Peer Instruction (Instrução por Colegas), promovendo o aprendizado do conceito de direção, sentido e quantidade (módulo), necessário para o entendimento do conceito de vetores.Também foi utilizado um simulador para somar vetores, do Phet Colorado, como um facilitador do aprendizado que motivou os alunos a usarem o eixo de coordenadas. O conceito de vetores é fundamental para entender melhor certas grandezas físicas no ensino médio, por isso, é importante que o ensino de vetores seja realizado de forma que os alunos tenham uma aprendizagem significante. Na adição de vetores esse conceito deve ser tratado de forma que os estudantes aprendam a somá-los ou subtraí-los em uma ou mais dimensões.Para analisar os resultados obtidos foram aplicados um pré-teste e um pós-teste na turma de primeiro ano do ensino médio, na qual foi desenvolvida a sequência de ensino-aprendizagem.Com a aplicação da sequência de ensino-aprendizagem foi possível identificar um ganho no aprendizado, além de algumas dificuldades já esperadas de acordo com a bibliografia analisada.Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de Física, vetores, instrução por colegas, conhecimentos prévios.

Externo à Instituição - CAIO MARCELLO MOTA POLITO
Presidente - 1424267 - CELSO JOSE VIANA BARBOSA
Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10