UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: GRACIELLY PEREIRA DA SILVA
29/07/2017 23:26

DISCENTE: GRACIELLY PEREIRA DA SILVA
DATA: 31/07/2017
LOCAL: NUPEG
TÍTULO: PROPRIEDADE INDUSTRIAL NOS CURSOS DESIGN EM NÍVEL SUPERIOR DAS UNIVERSIDADES DO NORDESTE
PALAVRAS-CHAVES: Lei da Propriedade Industrial; Propriedade Intelectual; Produções Intelectuais; Universidades do Nordeste; Design; Cursos de Design; Inovação; Desenvolvimento Tecnológico.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Diversas criações intelectuais derivadas da criação de trabalhos escolares podem ser protegidas pela Lei de Propriedade Industrial (LPI), contudo constata-se que as Universidades do Nordeste não cumprem adequadamente o seu papel orientando seus discentes e colaborando com a produção do conhecimento para a área de propriedade intelectual, evitando futuros riscos por causa do baixo nível de conhecimento sobre a proteção das produções intelectuais dentro do meio acadêmico. Este estudo analisa o ensino sobre a LPI dentro das Universidades do Nordeste do Brasil através de uma entrevista realizadas por meio da internet, com o intuito de avaliar a consciência da importância da Propriedade Intelectual e o conhecimento acerca do assunto entre os alunos dos cursos superior de graduação em Design, considerando que design pode envolver cursos de design gráfico, design de produto, design de moda e quaisquer que sejam as dimensões de design que envolve o processo projetual e intelectual. Em resumo as Universidades do Nordeste, no geral, parecem não estar adequadamente atentas para disseminar a cultura da propriedade intelectual dentro da grade curricular de seus cursos de design. A pesquisa revelou que ainda existem sérias dificuldades na implementação do conhecimento sobre Propriedade Intelectual e fica evidente que os entrevistados sustentam que o estudo sobre Propriedade Intelectual é de extrema importância dentro do meio acadêmico. Analisa-se que PI é essencial para que o país alcance um nível elevado de desenvolvimento tecnológico e para isso é essencial que haja estímulos à inovação.

Externo ao Programa - 2016178 - CARLOS OTAVIO DAMAS MARTINS
Interno - 2022042 - DANIEL PEREIRA DA SILVA