Banca de DEFESA: MARCELO BARRETO COSTA
28/07/2017 14:18
A sociedade contemporânea é testemunha ocular de uma série de avanços nas mais diversas áreas de atuação humana, principalmente no que tange aparatos tecnológicos. Contudo, a realidade de muitas salas de aula envolve um ensino feito de forma bem parecida com aquele que foi oferecido a gerações anteriores. Elementos que podem ser úteis para o processo de ensino e aprendizagem estão à disposição dos educadores, entretanto nem sempre são utilizados ou, quando são, muitas vezes de forma pouco significativa. Considerando esses aspectos, o objetivo desse trabalho foi utilizar a produção de filmes como ferramenta para o ensino de história e filosofia da ciência Física. Considerou-se a produção de filmes como estratégia metodológica por se tratar de um recurso que, além de inovador, possui grande potencial na promoção da Aprendizagem Significativa de uma ciência contextualizada. A produção dos filmes se deu numa escola pública da capital de Sergipe, em um projeto intitulado Videoteca da Ciência, que foi desenvolvido com alunos da segunda e terceira séries do Ensino Médio. Observou-se, entre envolvidos nesse projeto, uma compreensão mais ampla e contextualizada de conteúdos da Física, o desenvolvimento de valências de caráter social, além de uma elevação da autoestima. As experiências vivenciadas neste empreendimento contribuíram para que melhoramentos fossem feitos no projeto inicial resultando num produto ainda mais eficiente.
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