Banca de DEFESA: ANDRE LUIZ DE OLIVEIRA NASCIMENTO
28/07/2017 10:35
O tratamento odontológico sem dor é um dos principais objetivos do cirurgião-dentista e a anestesia local é o método mais utilizado para alcançá-lo. O ensino da anestesia odontológica pode ser conduzido observando os seguintes aspectos: metodologia teórica de ensino a ser utilizada, forma da primeira prática clínica anestésica e uso de atividades pré-clínicas. O objetivo deste trabalho foi de avaliar qual método de ensino é mais eficaz no aprendizado do bloqueio do nervo alveolar inferior por estudantes de graduação em odontologia. Graduandos do terceiro ano do curso de odontologia foram divididos em três grupos. A respeito da técnica de anestesia do nervo alveolar inferior, no grupo ABP foram ministradas aulas na modalidade de aprendizado baseado em problemas, no grupo EXP, aulas expositivas e no grupo LAB atividades laboratoriais em modelos anatômicos. Em seguida, foram aplicadas avaliações contendo 20 itens da seguinte forma: prática, através de anestesia nos próprios estudantes e mensuração dos níveis de ansiedade, e teórica, por julgamento de itens em correto ou incorreto. Quarenta e um estudantes concluíram a prova prática, os resultados não mostraram diferença significativa das médias entre os grupos: grupo ABP (12,62), EXP (13) e LAB (12,13). Na avaliação da ansiedade da prática clínica, os estudantes dos grupos ABP e EXP estavam mais ansiosos do que aqueles do grupo LAB. Por outro lado, o grupo EXP apresentou correlação positiva entre ansiedade e desempenho. E na prova teórica, a média das notas foram iguais para todos os grupos (13,20). Constatou-se a partir destes dados que, para o ensino do bloqueio do nervo alveolar inferior, os métodos de ensino estudados mostraram-se igualmente eficazes, e a prática pré-clínica foi capaz de reduzir a ansiedade na avaliação prática embora esta redução não tenha produzido melhor desempenho clínico.
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