Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO BORGES DE SANTANA
21/07/2017 09:37
A expansão do império macedônico, sob a égide de Alexandre o Grande, impulsionou a adesão de dimensões culturais helênicas pelo mundo Ocidental e Médio-Oriental em um processo de circularidade cultural denominado de helenização. Contudo, houve contestações a dominação cultural helenística. Desse modo, esta pesquisa pretende investigar essa possível oposição constatada no livro veterotestamentário Daniel, o qual é resultante de uma experiência sócio-religiosa e colocou em evidência um “Deus” que interfere na história e no final dos tempos julgará todos os infiéis (Dn 7, 13-14) se opondo sobremaneira ao pensamento de uma escola filosófica do período helenístico, a epicurista. Tal corrente de pensamento veiculava que se deus existisse não interferiria na história (EPICURO, 1980). Então, o livro de Daniel foi escrito em uma linguagem apocalíptica, contudo, com um objetivo socio-religioso em prol da manutenção de uma identidade judaica ligada a divindade Iahweh no II séc. a.E.C. A partir de uma abordagem cultural do fenômeno religioso.
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