UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE LIMA MENEZES
18/07/2017 16:04

DISCENTE: DANIELLE LIMA MENEZES
DATA: 02/08/2017
LOCAL: Sala de Aulas do PROSS
TÍTULO: POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: ANÁLISE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Exercício profissional. Serviço Social. Assistência Estudantil.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

A dissertação tem como objeto de estudo o exercício profissional do assistente social na política de assistência estudantil da Universidade Federal de Sergipe, a partir do Programa Nacional de Assistência Estudantil. A pesquisa proposta está baseada no método dialético, de caráter exploratório, e tem como subtipo de pesquisa o estudo de caso. Para auxiliar a construção do caminho teórico e aquisição de informações a respeito da temática, recorre-se às pesquisas bibliográfica e documental. Quanto à coleta de dados, será utilizado um questionário a ser aplicado com os assistentes sociais, sujeito da pesquisa, o qual será elaborado conforme os objetivos gerais e específicos. Em relação à estrutura do material de qualificação, realiza-se, no capítulo I, um resgate sobre o significado da profissão e sua legitimação para uma melhor compreensão dos fundamentos sócio-históricos do Serviço Social na sociedade capitalista. Quanto aos capítulos II e III, são apresentadas algumas ideias pretendidas para desenvolvê-los. O capítulo II apresentará aspectos gerais da política de educação no Brasil e a trajetória histórica da assistência estudantil, estabelecendo conexões com os determinantes econômicos, sociais e políticos, correlacionando com a realidade da Universidade Federal de Sergipe. No terceiro capítulo serão apresentados e analisados os resultados da pesquisa através dos materiais bibliográficos e do questionário aplicado aos profissionais que atuam na política de assistência estudantil da UFS.

Presidente - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Interno - 2178437 - VANIA CARVALHO SANTOS