UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA NUNES
17/07/2017 10:22

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA NUNES
DATA: 31/07/2017
LOCAL: Campus de Laranjeiras
TÍTULO: Patrimônio Arqueológico Musealizado no Brasil: o estado da arte (1981 - 2015)
PALAVRAS-CHAVES: Musealização; Patrimônio Arqueológico; Produção Acadêmica
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Histórica

O ano de 1981 é considerado para vários autores o marco inicial da produção, no Brasil, sobre a temática de Musealização do Patrimônio Arqueológico. A partir dessa data, em especial na última década, verifica-se um considerável aumento na produção acadêmica que se reflete em dissertações, teses e artigos de periódicos públicados no âmbito de Programas de Pós-Graduação de Arqueologia e de Museologia. Com base nesse pressuposto, o objetivo deste projeto de doutorado a ser apresentado para qualificação é analisar dissertações, teses e artigos publicados em períodos editados por cinco Programas de Pós-graduação em Arqueologia e três de Museologia do Brasil, visando identificar as alterações relativas as tendências, as problemáticas, os debates, as contribuições, as linhas teóricas, os conceitos, as fontes e as narrativas escolhidos pelos autores. Para a análise foram escolhidos como estudo de caso a produção dos Programas de Pós-Graduação em Arqueologia das seguintes Universidades: Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal de Sergipe; bem como os Programas de Pós-Graduação em Museologia das seguintes Universidades: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo e Universidade Federal da Bahia.

Presidente - 1649962 - ELIZABETE DE CASTRO MENDONCA
Interno - 1612359 - GILSON RAMBELLI
Externo ao Programa - 3316721 - PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
Interno - 3094421 - SUELY GLEYDE AMANCIO MARTINELLI