UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO GALLOTTI LIMA
14/07/2017 10:52

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO GALLOTTI LIMA
DATA: 21/08/2017
LOCAL: A defiir
TÍTULO: ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DE NITROGÊNIO REATIVO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Ciclo do Nitrogênio. Nitrogênio reativo. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Instituições de ensino superior.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O N em sua forma molecular (N2) é um gás disponível na atmosfera, que compõe 78% do ar atmosférico e caracteriza-se por ser um gás estável e inerte. Já as demais espécies reativas de base nitrogenada (Nr) são geradas através de inúmeros processos, tanto de origem natural como de origem antrópica, a exemplo das descargas elétricas dos raios, chaminés das fábricas, escapamentos dos veículos, química atmosférica, síntese de bactérias, dentre outros, sendo que um dos mais conhecidos exemplos de processos que ocorre a quebra da ligação tripla do N2 e geração de Nr é a síntese de fertilizantes de base nitrogenada. A indústria de fertilizantes tem crescido muito, pois, com a maior disponibilidade de fertilizantes houve um incremento significativo na produtividade agrícola. No entanto, por outro lado, a parte do fertilizante que não é absorvida pela planta, contamina água potável e mananciais causando eutrofização comprometendo organismos aquáticos, repercutindo diretamente no setor pesqueiro e provocando formação do ozônio troposférico, portanto, quando mal aplicado trata-se de um agente danoso à agricultura e florestas. Além disso, o mesmo átomo de Nrpode causar múltiplos efeitos indesejáveis na atmosfera, nos ecossistemas terrestres e aquáticos bem como na saúde humana. Esses efeitos são conhecidos como efeitos da cascata de nitrogênio. Tal efeito é processo complexo, pois, a depender do sistema ambiental, alguns têm capacidade de acumular mais Nr, o que implica em acumulação de Nr em certos reservatórios ambientais, e que consequentemente, pode aumentar os efeitos de Nr nesse ambiente, sendo que o único modo de parar a acumulação de Nr é converter Nr de volta para N2, ou seja realizando desnitrificação. Em paralelo a isso, o carbono também tem promovido diversos efeitos ambientais indesejáveis, a exemplo das mudanças climáticas na qual o Nr não somente intensifica, como potencializa, pois, também interage com suas diversas espécies de base nitrogenadas a exemplo do N2O, gás com efeito estufa trezentas vezes mais potente que o CO2. No entanto, a repercussão referente à problemática do Nr no meio ambiente é muito pouco divulgada tendo em vista a atenção que é dada em relação à problemática do ciclo do carbono, fato que preocupa, pois, estima-se que os efeitos negativos referentes a alteração do Ciclo do Nitrogênio apresentem maiores intensidade e magnitude. O presente trabalho objetiva identificar, estimar e comparar as fontes de Nr no Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), bem como propor alternativas para mitigar e/ou compensar, a geração de N nestes campi. Até os dias atuais somente foram identificadas e estimadas as fontes de N do Campus Ondina da UFBA, onde foi registrada uma entrada anual de 8.915kg de N e uma saída anual de 10.719kg de N, onde observou-se que a maior entrada foi referente a alimentação que entra no campus que é responsável por cerca de 95% da entrada total. Já a maior saída registrada foi referente ao alimento que se torna esgoto que é responsável por cerca de 55% da saída total de N do campus. Diante desse cenário no Campus Ondina, faz-se necessário a adoção de ações tais como Estudos sobre o aproveitamento do Nitrogênio presente na urina humana como fertilizante em áreas verdes do campus.; Redução do descarte de resíduos de alimentos através de métodos de compostagem dentre outros..

Presidente - 2273536 - LAURA JANE GOMES