UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: CESAR AUGUSTO RIZATO
06/07/2017 11:46

DISCENTE: CESAR AUGUSTO RIZATO
DATA: 27/07/2017
LOCAL: Mini-auditório do PROZOOTEC/UFS
TÍTULO: Perfilhamento e produção de forragem do capim faixa-branca submetido a frequências de desfolhação
PALAVRAS-CHAVES: Altura de cortes, Digitaria eriantha, Nordeste Brasileiro, persistência da pastagem, manejo racional
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal

O objetivo com este trabalho foi avaliar a dinâmica do perfilhamento, produção de forragem e potencial de utilização do capim faixa-branca submetido a quatro frequências de desfolhação: Muito Alta (25 cm), Alta (35 cm), Média (45 cm) e Baixa (55 cm), avaliadas em duas épocas do ano (maior e menor insolação) no período de janeiro de 2015 a janeiro de 2016. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. A elevação na frequência de desfolhação aumentou o número de gerações de perfilhos, as taxas de aparecimento e mortalidade de perfilhos, a densidade populacional de perfilhos aéreos e o potencial de utilização da forragem e reduziu a taxa de sobrevivência de perfilhos, a produção diária de colmo, a senescência diária de folhas, a produção diária total e o acúmulo diário líquido de forragem. A produção diária de folhas foi menor na frequência muito alta em relação às outras frequências. Na época de menor insolação as taxas de aparecimento e mortalidade de perfilhos e a senescência diária de folhas foram maiores e a taxa de sobrevivência, o balanço, a densidade populacional de perfilhos aéreos, a produção diária de colmos, o acúmulo diário líquido de forragem e o potencial de utilização de forragem foram menores. A densidade populacional de perfilhos basais aumentou com elevação das frequências de desfolhação e foi maior na época de maior insolação nas frequências muito alta e alta. A frequência de desfolhação muito alta não proporcionou um bom desenvolvimento da planta, enquanto que a frequência baixa apresentou elevada produção de colmos. As frequências de desfolhação e épocas do ano avaliadas não alteram a estabilidade da população de plantas do capim faixa-branca, quando irrigado, garantindo assim sua persistência. Maiores frequências de desfolhação resultam em maior renovação de perfilhos do capim faixa-branca. As frequências de desfolhação alta e média são mais indicadas para a desfolhação do capim faixa-branca, promovendo uma melhor proporção de folhas em relação a colmos.

Interno - 2019408 - BRAULIO MAIA DE LANA SOUSA
Presidente - 2321868 - CARLOS SOUZA DO NASCIMENTO