UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO CARVALHO SANTOS
05/07/2017 20:41

DISCENTE: FERNANDO CARVALHO SANTOS
DATA: 28/07/2017
LOCAL: A definir
TÍTULO: Uma aproximação entre os objetivos da História da Ciência e as capacidades do Pensamento Crítico
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem Contextual, Pensamento Crítico, Atividades Investigativas
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A literatura no âmbito do Ensino de Ciências destaca que a História da Ciência bem como as Atividades Investigativas contribuem para tornar as aulas mais desafiadoras e reflexivas, desenvolvendo assim o perfil crítico dos alunos, em outras palavras, tais tendências de ensino colaboram para o desenvolvimento do Pensamento Crítico. Considerando essa temática, o presente trabalho buscar-se-á responder a seguinte pergunta de pesquisa, propostas didáticas embasadas mediante a Abordagem Contextual e delineadas de acordo com as Atividades Investigativas, podem promover que capacidades de Pensamento Crítico? Para responder a essa indagação, investigar-se-á propostas de Ensino na forma de Oficina Temática, que foram construídas e validadas por alunos do PIBID, tais materiais estão fortemente fundamentados nas tendências de Ensino anteriormente descritas, Abordagem Contextual e Atividades Investigativas, assim, o trabalho investigará se as propostas pensadas nessas tendências são potenciais para o desenvolvimento de Capacidades de Pensamento Crítico, na ótica da taxonomia de Robert Ennis (autor que dá sustentação aos dados na perspectiva do Pensamento Crítico). Encontramos na literatura autores que defendem que essas tendências são potenciais para o desenvolvimento do Pensamento Crítico, configurando-se assim como hipótese do trabalho, considerando o pressuposto que essas tendências são importantes impulsionadores para propor aulas mais desafiadoras e promotoras do Pensamento Crítico. Estar a analisar duas oficinas as serem aplicadas em escolas da rede pública vinculada ao PIBID, a coleta dos dados será realizada através de instrumentos audiovisuais e registros escritos recolhidos nas aplicações. Uma Oficina trata da questão de ácido e bases na perspectiva de Arrhenius e Brønsted, a outra, trata da unificação do conceito de eletricidade. Os dados serão analisados de acordo com a Análise de Conteúdo segundo Bardin, utilizando do auxílio do software WEBqda, que é uma ferramenta para análise de vídeo e áudio. Em suma o trabalho tem duas grandes etapas, a primeira consiste na análise de um instrumento que busca aproxima os objetivos da Abordagem Contextual e das Atividades Investigativas com as Capacidades do Pensamento Crítico. Já a segunda, propõem investigar as propostas didáticas e averiguar se há, e em que nível ocorre, o desenvolvimento do Pensamento Crítico. Os resultados preliminares apontam que há um estreitamento entre os objetivos da Abordagem Contextual e das Atividades Investigativas com as Capacidades do Pensamento Crítico. Assim, o trabalho vem a contribuir para Ensino de Ciências indagando os profissionais da área a pensarem as propostas didática com vista a promover o desenvolvimento do Pensamento Crítico.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1641977 - MARCIO ANDREI GUIMARAES
Externo ao Programa - 1552042 - ALEXANDRA EPOGLOU

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf