UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZETE SILENE SOARES DIAS
05/07/2017 14:56

DISCENTE: SUZETE SILENE SOARES DIAS
DATA: 13/07/2017
LOCAL: Sala de Reuniões do Nippec
TÍTULO: A LEITURA DOS CONTOS DE FADAS NA PERSPECTIVA DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Interacionismo sociodiscursivo. Conto de fadas. Sequência didática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar os possíveis resultados de um estudo de caso que tem como corpus a análise, sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (ISD), de dois contos de fadas contemporâneos da autora Marina Colasanti, A moça tecelã (2015) e Entre a espada a rosa (2015), observando o processo de intertextualidade entre esses contos e os contos tradicionais Rumpelstiltskin (GRIMM, 2005) e Pele de asno (PERRAULT, 2015) respectivamente, com a finalidade de produzir uma sequência didática para alunos do 9º ano. Os objetivos específicos são: a)Discutir a contribuição do interacionismo sociodiscursivo para a leitura de contos de fadas com valores tradicionais e contemporâneos; b) estudar a realização de subdomínios do conto de fadas na perspectiva de gênero de texto, a fim de realizar proposta de leitura de dois contos de fadas tradicionais e dois contos modernos escritos por Marina Colasanti (2015); c)discutir o papel da intertextualidade presente na leitura textos escolhidos; d) problematizar as condições de produção do conto de fadas moderno ―Entre a espada e a rosa‖ (2015) de Marina Colasanti; e) discutir a forma composicional presentes nos contos de fadas ―A moça tecelã‖ (2015) e ―Entre a espada e a rosa‖ (2015) de Marina Colasanti; f) discutir as representações do feminino e reconhecimento dos valores presentes nos contos ―Pele de asno‖ (2015) e ―Entre a espada e a rosa‖ (2015); g) a compreensão do gênero conto de fadas, considerando o reconhecimento de valores tradicionais e contemporâneos presentes nos contos ―Pele de asno‖ (2015) e ―Entre a espada e a rosa‖ (2015); h) apresentar uma proposta de sequência didática com contos de Marina Colasanti (2015) que assumem uma abordagem contemporânea em um caderno pedagógico de Língua Portuguesa voltado para o Ensino Fundamental (9º ano). O interesse por essa investigação surgiu a partir da observação e identificação de que a escola vem trabalhando com leitura sem considerar a perspectiva de gênero e as interações verbais e sociais que o acompanham. O embasamento teórico que respalda a pesquisa é composto principalmente por Bronckart (1999, 2006) no âmbito da análise de texto na perspectiva interacionista sociodiscursiva, considerando particularmente a infraestrutura textual (plano geral, tipos de discursos e tipos de sequências, Bakhtin (1997) e Dolz e Schneuwly (2011) respaldando o ensino a partir do gênero, Coelho (1991, 2000 e 2012) no estudo do gênero conto de fadas do seu surgimento até os dias atuais e Dolz; Noverraz e Schneuwly (2011) e Cosson (2011) dando suporte para a proposta metodológica. A sequência didática, adaptada, contará com a apresentação da situação inicial, produção inicial - a proposição de uma atividade de interpretação sobre os contos ―Rumpelstiltskin‖ (2005) e ―A moça tecelã‖ (2015), quatro módulos: módulo um explorará o contexto de produção dos contos, módulo dois representação do feminino e valores tradicionais e contemporâneos, módulo três estrutura composicional e módulo quatro estilo de linguagem, por último a produção final que será a proposição de uma atividade de interpretação sobre os contos ―Pele de asno‖ (2015) e ―Entre a espada e a rosa‖ (2015).

Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO