UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 17 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYS SAYNARA ALVES MENEZES
05/07/2017 11:20


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYS SAYNARA ALVES MENEZES
DATA: 12/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 2 - PPGAGRI
TÍTULO: Conservação in vitro, duplicação cromossômica e embriogênese somática de Cattleya tigrina A. Rich
PALAVRAS-CHAVES: Poliploidia, colchicina, orizalina, embriogênese somática, conservação de germoplasma.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O gênero Cattleya é bastante diversificado quanto à forma de suas folhas e coloração de suas flores, tendo grande importância econômica. Cattleya tigrina A. Rich. é endêmica do Brasil com distribuição nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Essa espécie encontra-se ameaçada de extinção, devido à devastação das matas ou por grande atividade extrativista, desempenhadas por colecionadores e comerciantes. O objetivo do trabalho é realizar a conservação da espécie in vitro, a duplicação cromossômica (poliploidia) e a embriogênese somática da Cattleya tigrina.

Aliada às diversas estratégias, a conservação in vitro de plantas micropropagadas é uma das alternativas de conservação de germoplasma e vem sendo utilizada em muitas espécies de importância econômica. A combinação de baixas temperaturas com a adição de agentes osmóticos (manitol e sorbitol) no meio de cultura tem sido apontada como alternativa eficiente para a conservação de germoplasma in vitro.

A poliploidia também pode ser induzida artificialmente por processos de junção de núcleos, através da fusão de protoplastos, ou com uso de agentes químicos (colchicina e orizalina) capazes de atuar em diferentes pontos do ciclo mitótico, alterando sua via padrão. A duplicação cromossômica pode auxiliar programas de melhoramento a viabilizar o emprego de técnicas que não são possíveis naturalmente. A determinação do nível de ploidia em plantas submetidas à duplicação cromossômica pode ser realizada por meio da análise estomática. O tamanho e a densidade dos estômatos, o número de cloroplastos por estômatos são parâmetros anatômicos mais empregados para detectar a poliploidia.

Já a taxa de embriogênese somática de uma espécie, bem como o número de embriões somáticos produzidos, depende da combinação de uma série de fatores inter-relacionados, entre os quais se destacam tipos e concentrações adequadas de reguladores de crescimento, luz, temperatura, presença de compostos antioxidantes, duração das etapas envolvidas no processo, origem e idade fisiológica do explante a ser cultivado e do estado fisiológico da planta matriz


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 523.499.506-20 - ANA DA SILVA LEDO
Interno - 2241349 - ARIE FITZGERALD BLANK
Presidente - 2307480 - MARIA DE FATIMA ARRIGONI BLANK
Externo ao Programa - 2357805 - THIAGO MATOS ANDRADE

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16088-62c448d53e