Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANNE GARCIA CORRÊA SILVA
03/07/2017 12:11
A abordagem da Estratégia como Prática Social propõe uma forma diferente de análise organizacional. O principal foco nessa perspectiva não são as organizações, mas os indivíduos que diariamente desenvolvem atividades e práticas estratégicas dentro da organização. Diante do interesse da Estratégia como Prática nos indivíduos envolvidos nesse processo, ressalta-se a importância de estudos relacionados ao processo cognitivo na construção de sentido (sensemaking) que norteia a tomada de decisões e demais práticas desses atores em situações cotidianas dentro da organização. Entende-se que, no cotidiano organizacional, as práticas exercidas por esses praticantes são fruto de um processo cognitivo previamente concebido. O poder de construção e interpretação da realidade pessoal de cada indivíduo o distingue dos demais, inclusive diante de pequenos detalhes. Essa pluralidade de sentidos na organização a enriquece socialmente, ao mesmo tempo em que gera a necessidade de um compartilhamento de sentidos, a fim de mitigar as ambiguidades de informações existentes nesse ambiente. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo entender o processo de construção de sentidos (sensemaking), a partir do pensamento reflexivo, das práticas estratégicas de empresas juniores do estado de Sergipe. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, focus group e observação não-participante. Em seguida, esses dados foram triangulados e analisados por meio da análise de narrativa. A narrativa busca compreender o fenômeno investigado por meio de estórias que são narradas em um determinado contexto social.
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