Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA IVANIA DOS SANTOS
27/06/2017 10:22
Diante de um cenário em que o texto literário é, muitas vezes, mal trabalhado em sala de aula, uma vez que está focado apenas na interpretação, surge a necessidade de que os profissionais da área de Letras realizem estudos sobre essa temática e promovam ações que possibilitem uma mudança. Sendo assim, esse projeto propõe a realização de um trabalho em que os contos de fadas resgatem o texto literário em suas multifaces, partindo da leitura e retornando a ela, de forma que seja usada uma das funções do texto literário - a hedonística. O prazer ocorre de dois modos: o deleite com as leituras e o jogo “Contigos”. Ao realizar esse trabalho centra-se também na instrução, no autoconhecimento, advindos desses textos. As visões dos teóricos Rildo Cosson (2006),Bruno Bettelheim (2008), Geraldi (2008), Nelly Novaes (2003), Jesualdo (1993), entre outros são usadas como referências .Pretende-se montar, como resultado desse trabalho, uma metodologia de ensino do texto literário através dos contos de fadas e um jogo, de forma que amplie o debate sobre a melhoria no ensino da leitura literária nas salas de aula, para que haja o fortalecimento do letramento literário no Ensino Fundamental II.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf