UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRIT MACHADO JEAMPIETRI DE PAIVA
21/06/2017 16:52


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRIT MACHADO JEAMPIETRI DE PAIVA
DATA: 04/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: UFS. Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: DE AGENDA DE GÊNERO À “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A influência do Campo Católico Conservador na formulação do Plano Nacional de Educação 2014-2024
PALAVRAS-CHAVES: Campo Católico Conservador; Ideologia de Gênero; Ação Prática; Políticas Públicas de Inclusão; Poder Simbólico.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO:

Nas ultimas décadas cresceu o engajamento por políticas públicas de inclusão. Diversas especificidades foram aclamadas ampliando o leque de reinvindicações, possibilitando o emergir de enfoques nas relações e identidades de gênero e orientações sexuais. O sistema educacional como política pública passa a ser repensado de modo a possibilitar que estereótipos não marginalizem mulheres, homossexuais, transgênero etc., pois estes ocasionam escalonamentos, evasão escolar, exclusão e/ou violência. Com vistas à aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024 houve no Brasil grande disputa pela influência no Campo Educacional. De um lado aqueles que movidos por pesquisas de gênero, movimentos feministas e LGBTQQI, desejavam que a educação tivesse como meta a “superação de desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual”; do outro, coletivos religiosos que denominavam a inclusão desta meta como “Ideologia de Gênero”, que teria como objetivo homoerotizar as crianças, destruindo a “família natural”. Portando faixas, cartazes e crucifixos, vários jovens e líderes religiosos ocuparam sessões plenárias para dizer “não à ideologia de gênero” que estaria escondida no texto original do PNE através do uso do termo gênero, ocasionando a retirada do termo do documento que guiará a educação nacional no decênio 2014-2014. Compreender como os agentes do Campo Religioso operam as relações de forças concorrenciais e correlacionais no espaço público é caminho relevante dentro das Ciências da Religião. Como fruto de pesquisa, essa dissertação tem como objetivo apresentar o histórico da construção da alcunha “ideologia de gênero” pelo Campo Católico Conservador, como um movimento de reação às políticas públicas de inclusão – “contrarreforma de gênero”. Buscando compreender este processo, utilizaremos como ferramenta o método histórico-crítico e a análise sociológica do francês Pierre Bourdieu, em especial as categorias campo, agente e habitus, tendo como intuito apresentar as cumplicidades dos agentes dos campos religioso e político em torno das relações escalonais de gênero. Os resultados do levantamento histórico serão apresentados como um movimento de “Contrarreforma das relações de gênero” - manutenção das estruturas escalonais - que teve como intuito mascarar os interesses dos agentes permitindo a transfiguração do discurso religioso em discurso político. As disputas em torno do PNE serão apresentadas como recorte temporal que nos permite vislumbrar a sobreposição dos campos político, religioso e educacional, onde a apropriação do discurso “anti-ideologia de gênero” proveniente do Campo Católico Conservador por agentes de outros campos torna-se “ação prática”. Consideraremos finalmente o poder simbólico do Campo em estudo e a alquimia sociossimbólica que permite o ideário de que os especialistas do “mercado religioso” – em especial os do Campo Católico Conservador - são representantes legítimos do “progresso na medida certa”, situação que nos permite vislumbrar a forte influencia que este Campo mantém na “coisa pública” e na indissociabilidade público/privado, estado/igreja e político/religioso, situação que tem propiciado um grande levante conservador, ocasionando inclusive o fortalecimento do movimento “Escola sem Partido”.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
Interno - 006.602.358-03 - MARINA APARECIDA OLIVEIRA DOS SANTOS CORREA
Externo ao Programa - 2243901 - MONICA CRISTINA SILVA SANTANA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf