UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO RICARDO RAMOS SANTOS
20/06/2017 16:55

DISCENTE: PAULO RICARDO RAMOS SANTOS
DATA: 12/07/2017
LOCAL: Mini-auditório do PROEC
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DA ADAPTAÇÃO DE CONSTRUTORAS DE ARACAJU À IMPLANTAÇÃO DA NORMA DE DESEMPENHO – NBR 15.575 (ABNT, 2013)
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho; Norma de desempenho; Sistema construtivo; Manual do usuário.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Processos Construtivos

A norma de desempenho, NBR 15.575 (ABNT, 2013) constitui um marco divisório na construção civil brasileira. O estabelecimento normativo do desempenho de diversos sistemas de uma edificação lançou um desafio para as construtoras do país. Desse modo, a pesquisa se propõe a investigar o processo de adaptação das construtoras de Aracaju à norma de desempenho. A pesquisa ocorrerá considerando a influência do porte das empresas nessa adaptação, bem como, do nível de racionalização dos sistemas construtivos utilizados. Dessa forma, limitou-se o estudo às partes 1, 2 e 4 da norma de desempenho. As adaptações nas rotinas operacionais nas construtoras também serão investigadas e se buscará tratar também das possíveis mudanças na elaboração do manual usuário, no que tange ao maior detalhamento deste para cumprimento da norma. A fase preliminar da pesquisa compreendeu revisão bibliográfica inicial para escolha da linha de pesquisa a ser delineada. Em seguida, escolheu-se o método de pesquisa. A pesquisa contemplará estudo de campo com aplicação de formulários a partir de entrevistas estruturadas a diretores e supervisores de construtoras de Aracaju que tenha empreendimento(s) protocolado(s) na prefeitura após a vigência da norma. Os formulários foram elaborados de acordo com a revisão de literatura e outras fontes de informação, como palestras e cursos sobre o tema de estudo. As questões são, em sua maioria, dicotômicas, porém com espaço para observações do entrevistado, constituindo um método de pesquisa quali-quantitativo. Espera-se que os resultados obtidos apontem para uma adaptação menos desafiadora no caso dos sistemas construtivos mais racionalizados e que as construtoras de maior porte estejam em maiores condições de atendimento à norma. Também se espera que em todos os casos as construtoras venham passando por mudanças nas suas rotinas operacionais para cumprir tal atendimento, esperando maiores mudanças no caso elaboração do manual do usuário, em específico.

Presidente - 2496157 - DEBORA DE GOIS SANTOS
Interno - 2046616 - CARLA FERNANDA BARBOSA TEIXEIRA